
Entendo que a pergunta acima parece um tanto quanto básica e até ingênua, mas devo-lhe confessar que ainda me surpreendo negativamente com o incrível descaso que muitas empresas e líderes tem dedicado à tarefa absolutamente essencial e vital de ouvir da forma mais ampla possível seus funcionários e clientes.
E daí você pode me perguntar: E o que é verdadeiramente importante ouvir dos meus funcionários e clientes Zé? Antes de compartilhar algumas dicas práticas para incrementar esta competência essencial, faz-se necessário ressaltar que a habilidade de ouvir com empatia (com coração, alma e mente verdadeiramente interessados no que o outro tem a dizer) é uma das principais e mais valorizadas competências dos grandes líderes e empresas. Amparado em minha própria experiência como líder e principalmente através da convivência com centenas de líderes (alguns verdadeiramente espetaculares), posso afirmar sem medo de errar que em tempos de mercados mais complexos, clientes muito mais exigentes e ofertas comoditizadas que a habilidade de ouvir funcionários e clientes é um valiosíssimo diferencial competitivo. Ouvir é absolutamente fundamental para quem lidera pessoas e para quem sonha fazer suas empresas líderes em seus respectivos mercados!
Isso dito, vamos às 6 dicas práticas para você ouvir melhor seus profissionais:
- Pergunte e procure descobrir sempre quais são os sonhos pessoais e profissionais dos seus liderados. E além de ouvi-los muito, incentive-os a falar e a compartilhar tudo o que sabem, querem e sentem pois sentindo-se parte de algo a tendência é que eles performem muito mais e que coloquem seus dons à serviço da missão da sua empresa;
- Demonstre genuína preocupação com os sentimentos e necessidades dos seus profissionais e não crie barreiras para ideias que possam inicialmente parecer equivocadas;
- Ofereça coaching o quanto puder para ajudá-los na realização dos sonhos e principalmente na conexão destes sonhos com os objetivos que você traçou de crescimento da sua área e empresa;
- Questione se a missão e o propósito de existência da sua empresa e negócio são fortes e legítimos o suficiente para fazer a mente e o coração dos seus profissionais trabalharem com força máxima exatamente por enxergarem congruência entre os valores, missão e sonhos da empresa com os deles;
- Ajude seus profissionais o tempo todo a realizarem o seu verdadeiro potencial e a serem bem sucedidas. Entenda o “porquê” de todos os seus liderados e busque conectar o “porquê” deles com o “porquê” de existência da sua empresa;
- Compartilhe conhecimento com eles o tempo todo com a certeza de que profissionais motivados e com “sense of belonging” (senso de pertencimento à uma causa e a um grande propósito) trabalham muito mais motivados e empenhados em torno da realização desta grande causa em que você é o grande catalisador.
E abaixo eu compartilho 6 dicas igualmente essenciais para você ouvir melhor seus clientes e transformar seus feedbacks, críticas, ideias e sugestões em uma poderosa máquina de retenção, lealdade e encantamento:
- Pontos de Escuta. Como a Disney tão brilhantemente nos ensina, é fundamental usar de forma inteligente inúmeros pontos de escuta com seus clientes ao longo de toda a cadeia de experiências dele com seus produtos e serviços. Pesquisas feitas com potenciais clientes (pré vendas), no call center, pesquisas mais estruturadas e amparadas em modelos como o NPS – Net Promoter Score, questionamentos informais em reuniões presenciais etc. Enfim, obtenha sempre o feedback mais cândido que puder de seus clientes e use-os para aprimorar seus produtos, processos e até sua missão de existência com foco absoluto no incremento da experiência de compra, satisfação e lealdade.
- Pergunte sempre. Esqueça muito do que já ouviu sobre vendas e saiba que a habilidade de comunicação mais importante é saber ouvir e falar pouco e nos momentos apropriados. Para isso, amplie o repertório de perguntas abertas que lhes permitam entender as reais necessidades e sonhos dos seus clientes para na sequência moldar o seu discurso de vendas a cada cliente específico. Uma dica de ouro aqui é criar um script de perguntas para entender melhor o seu cliente e transformar cada interação com ele em uma enriquecedora troca de informações e conhecimento.
- 80 / 20. Dica ainda mais valiosa aos profissionais envolvidos em vendas complexas (ciclos longos e elevados valores) e umbilicalmente ligada à dica anterior de perguntar mais, ouvir muito e falar menos. Deixe com que o seu cliente fale 80% do tempo. Se você ainda estiver distante destes números, busque mudá-los gradativamente ao longo do tempo: 50 / 50, 60 / 40 / 70 / 30 e 80 / 20 (Cliente / Você). Dica valiosíssima: ensaie com colegas e se puder filme estes exercícios. Tenho certeza de que você vai se surpreender com o quanto ainda pode melhorar.
- Porquê. Lembre-se sempre que seus clientes não compram nem o QUE e nem o COMO você vende. Entenda o “PORQUÊ” eles precisam do seu produto ou serviço e faça tudo o que for possível para satisfazê-los. Feito isso, reformule o seu discurso de vendas para que ele sempre se inicie com o “Porquê” de sua existência que é exatamente o de ajudar seus clientes e mercados a solucionar problemas e a realizar sonhos.
- Redes Sociais. Na “Era da Recomendação e da Experiência” em que vivemos, as Redes Sociais são um instrumento poderoso para entender melhor seus clientes, se engajar e dialogar com eles e construir relacionamentos cada vez mais poderosos e de longo prazo. Dica de ouro: não basta estar presente nas Redes Sociais. O essencial é usar este meio para divulgar seus produtos e serviços e também para captar tendências, necessidades e se engajar o tempo todo com seus clientes.
- Observe-os. Além de ouvi-los, observe os seus clientes o tempo todo para identificar novas potenciais demandas que nem sequer por eles foram identificadas. Busque inspiração em uma das grandes lições do gênio Steve Jobs e que se aplica perfeitamente aqui: “não é responsabilidade dos clientes saber o que eles precisam“.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o com seus colegas, líderes e liderados. É assim ajudando uns aos outros que criamos um círculo virtuoso de sucesso onde todos ganham.
Um grande abraço do amigo,
José Ricardo Noronha
Resumo do Artigo:
Problema: Poucos são os líderes e empresas que ouvem com empatia seus funcionários e clientes. Realidade: Ouvir é absolutamente fundamental para quem lidera pessoas e sonha fazer suas empresas líderes em seus respectivos mercados. E ouvir com excelência se configura em um importante diferencial competitivo para você e sua empresa. Ouça muito!
Solução: Ouça mais seus funcionários e clientes.
6 dicas práticas para ouvir melhor seus profissionais: |
1. Pergunte sobre seus sonhos |
4. Questione sua missão |
2. Demonstre preocupação genuína |
5. Ajude-os a realizar seu potencial |
3. Ofereça coaching o tempo todo |
6. Compartilhe conhecimento |
6 dicas práticas para ouvir melhor seus clientes |
1. Crie inúmeros pontos de escuta |
4. Entenda o “porquê” do seu cliente |
2. Pergunte sempre |
5. Use as Redes Sociais |
3. 80 / 20: o cliente sempre fala mais |
6. Observe-os |
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6 Comments
PARABENS ZÉ RICARDO: COMO SEMPRE MUITO BOM ARTIGO.
-SUCESSO!!!!!.
Amigo Waldemar,
Você como sempre gentil e carinhoso.
Que Deus o ilumine.
Abraços,
José Ricardo Noronha
http://www.josericardonoronha.com.br
Estou relendo “Vendedores Vencedores”, na verdade, estou estudando o livro. No capitulo que você descreve a compra da bolsa em NY e o carro da sua esposa, me veio o seguinte questionamento: porque alguns “vendedores” se portam de forma antiprofissional?Será que estão ali, porque estão sem opção?ao chegar em uma loja, estes mesmos “vendedores” nem ao menos perguntam o seu nome e já querem despachar a venda, como se eu tivesse simplesmente comprando uma produto e esquecem que estou ali para me realizar e que ele é o elo da minha satisfação?Muito importante este artigo e a paixão por vendas está tão latente, que estou convencendo uma amiga, a qual o esposo é vendedor, a despertar para a venda, principalmente, por causa do novo ideal que a mesma almeja….foi uma conversa prazerosa e fui aplicando os tópicos com ela, dai ela me disse, que é algo a se pensar…muito obrigado!
Caro Gedeon,
Obrigado pela sua participação ativa de sempre! E sim, é triste ver tantos vendedores que “estão” vendedores e que não “são” vendedores e que pouco se importam em oferecer um bom atendimento aos seus clientes, que não custa lembrar são a razão da existência de qualquer empresa.
Você não imagina a minha alegria ao receber depoimentos de vendedores apaixonados como você que certamente fazem e farão muita diferença positiva na vida de tanta gente.
Estamos juntos!
Abraços,
José Ricardo Noronha
http://www.josericardonoronha.com.br
Parabéns José Ricardo pelo excelente artigo.
Acredito que a regra básica para uma boa comunicação é saber ouvir, criando condições para que o outro possa expressar suas ideias, opiniões, sentimentos, valores, etc.
Lembro de ter lido em algum livro de treinamento a seguinte frase: “ouvir dá espaço para ampliar a nossa percepção do mundo da necessidade e o que está acontecendo ao redor”.
Abraços,
Marisa
Oi Marisa,
Que alegria saber que você gostou!
Espero sempre usufruir da sua confiança! Você está coberta de razão: saber ouvir e deixar que o outro expresse toda a sua visão.
Abraços,
José Ricardo Noronha
http://www.paixaoporvendas.com.br