Vivemos um tempo de aceleradas mudanças. De um lado clientes mais exigentes e muito mais informados e concorrentes cada vez melhores e mais poderosos. E de outro muito poucas empresas e profissionais que conseguem de fato surpreender ao oferecer experiências memoráveis e marcantes aos seus clientes. Isso acontece principalmente em virtude da falha na customização e personalização destas experiências às reais necessidades, desejos e sonhos dos clientes. Diante disso, clientes são cada vez menos leais e fiéis às marcas e aos produtos e serviços, muito em virtude do pouco carinho e cuidado dedicados para atendê-los plenamente em suas individualidades e necessidades.
Para te ajudar no tão fundamental processo de transformação dos seus clientes em “fãs”, eu hoje quero compartilhar com você mais uma “dica de ouro” das empresas e dos profissionais que tem conseguido se destacar neste cenário de competitividade cada vez mais agressiva, muito em virtude do atendimento espetacular que tem oferecido aos seus clientes: trate todos os seus clientes como VIP!
É bem possível que em sua jornada profissional e até mesmo na sua empresa você já tenha ouvido que todo cliente é VIP ou “Very Important Person” (pessoa muito importante). E tenho certeza de que irá concordar comigo que de fato, todo cliente é mesmo VIP, pois ele é a pessoa mais importante para toda e qualquer empresa. É para ele que vivemos e é por ele que existimos!
E quando falamos em excelência no Atendimento ao Cliente, uma empresa se destaca como uma das maiores referências em atendimento espetacular e surpreendente: falo aqui da Disney, esta empresa mágica que além dos nos brindar com seus personagens deliciosos liderados pelo lindo ratinho Mickey Mouse, compartilha conosco também lições que podem e precisam ser implementadas em nossos negócios, com foco absoluto na criação e fortalecimento de diferencial competitivo praticamente imbatível: o atendimento espetacular.
Não sei se você sabe disso, mas a Disney não tem clientes. Sim, você leu corretamente! A Disney, não tem clientes. Ela tem “convidados”. É assim que ela chama todos os seus milhões de clientes no mundo todo,.
Convidados que de tão encantados se transformam em verdadeiros embaixadores da Disney pelos quatros cantos do mundo, exatamente como eu faço aqui com você sem ganhar um tostão sequer deles (até porque eu não tenho qualquer vínculo oficial com a Disney). Além disso, eles não tem empregados. Eles tem “membros do elenco” (ou “cast members”), para deixar claro a todos que se de um lado se tem milhões de convidados e de outro milhares de membros do elenco, forma-se assim o cenário (que no seu caso é a sua loja, empresa, estabelecimento ou sua visita aos clientes) para um grande “show”. O show do atendimento, do encantamento e da superação das expectativas de todos os clientes. Repito, todos!!!
E eles fazem isso ao tratar todo e qualquer convidado como VIP. O VIP que já conhecemos e falamos anteriormente se relaciona com a “pessoa muito importante”. Mas na Disney, o conceito de “VIP” é relacionado ao respeito e atenção extremos às necessidades, características e singularidades de cada “convidado”, enxergando-o como “uma pessoa muito individual”(“VIP = Very Individual Person”), como verdadeiramente são todos os nossos clientes e que sempre trazem consigo necessidades, desejos, sonhos e preocupações bastante distintos.
De nada adianta você dizer e propagar pelo mercado que “atendimento ao cliente é prioridade número 1 da sua empresa”. Mais importante que dizer é fazer! Faça com que cada cliente se sinta verdadeiramente único para você e para a sua empresa.
Antes de falar sobre quão verdadeiramente bons são os excelentes produtos e serviços que você comercializa, busque entender profundamente as necessidades, desejos e sonhos do cliente. Busque de todas as formas que puder não apenas entender o que ele precisa, mas principalmente o que ele valoriza. Faça perguntas claras como: “O que ou quais são os elementos / atributos / características que o Sr. / Sra. mais valoriza neste produto ou serviço?”.
Ao entender bem o que ele valoriza, daí sim você irá incorporar os pontos que ele mesmo compartilhou com você no seu discurso de vendas que será realmente customizado e personalizado para cada cliente, fazendo com que ele realmente se sinta único e com seus desejos e individualidades compreendidas. Isso o fará sentir-se realmente VIP!
Entenda as necessidades, atenda com excelência, venda grandes experiências e supere as expectativas dos seus clientes.
Busque de forma incansável transformá-lo em seu “fã”, pois “fãs” são seus maiores defensores e embaixadores no mercado e além disso não cobram um tostão sequer para te “vender” aos seus amigos e familiares.
Dica de Ouro: trate todos os seus clientes como VIP – Pessoas muito Individuais e faça-os sentirem especiais o tempo todo. Demonstre isso com suas atitudes, ações e palavras. Transforme seus clientes em fãs!
Sucesso e Boas Vendas!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
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