Que honra poder mais uma vez colaborar para a excelente Revista Cliente S/A em um artigo sobre a importância do bom atendimento no processo de encantamento de clientes.
O artigo traz dados até alarmantes mas que demonstram de forma clara a oportunidade incrível que muitas empresas têm negligenciado em virtude do mau atendimento oferecido aos seus clientes. Confira!
Autor: José Ricardo Noronha
Quando se fala em “atendimento ao cliente”, abre-se um mundo de incríveis disparidades. Um estudo publicado recentemente pela Consultoria Bain & Company, com 362 empresas de diversos portes e variadas indústrias, traz dados bastante alarmantes sobre o tema. Desse grupo, 80% das organizações acreditam que têm oferecido aos seus clientes uma experiência superior. No entanto, apenas 8% dos clientes atendidos por estas mesmas empresas veem dessa forma.
Perceba o tamanho do gap entre o que as companhias imaginam e a percepção real dos seus clientes. Essa mesma pesquisa nos apresenta dados ainda mais preocupantes: somente 50% das lideranças das empresas têm focado seus melhores esforços na criação de produtos e serviços mais customizados às necessidades dos seus clientes. Apenas 30% destas lideranças têm organizado as funções internas em suas empresas com foco em entregar experiências realmente superiores aos clientes e públicos alvo por elas atingidos. Só 30% destas empresas têm mantido canais de feedback constantes com seus clientes.
Enfim, o problema do mundo atual é que ainda são muito poucas as empresas que conseguem oferecer a seus clientes um atendimento que seja no mínimo decente! E o número de organizações que conseguem encantar aqueles que compram seus produtos ou serviços é ainda mais diminuto.
Ou seja, de um lado temos um quadro sombrio, no qual nós mesmos não conseguimos rapidamente nos lembrar de empresas que estejam nos encantando. De outro, temos um cenário de oportunidades incríveis. Oportunidades que só serão aproveitadas pelas empresas, líderes e profissionais de vendas que, de fato, souberem colocar as necessidades, desejos e sonhos dos seus clientes acima de tudo!
Oportunidades que só se viabilizarão se você e sua empresa se mobilizarem a partir de agora para repensar sua estratégia. Tendo como eixo central de tudo que fizerem a figura mais importante para o seu negócio: o seu cliente!
Um grande abraço e ótimas vendas!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
5 Comments
Parabéns pela matéria Zé, tenho te seguido e tenho amado cada post
Obrigado de coração Ton!! Estamos juntos amigo!
Abraços!
Zé | http://www.paixaoporvendas.com.br
Com certeza..seguindo aquela frase de Saw Walton que só o cliente pode demitir do alto executivo para baixo, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar. É uma pena que as empresas ainda não estão enxergando que precisamos fazer do nosso atendimento a principal estratégia para atrair e principalmente manter os clientes.
Olá, ao cumprimentá-los, colhemos a oportunidade para informar nosso novo email (antonioleon.consultor@gmail.com), face desativação do email em tela, a partir do dia 20/03.
Atenciosamente,
ANTONIO LEON adeleon@ig.com.br 51 – 9828.2908-Vivo-whatsapp 51 – 9464.3738-Claro 51 – 8181.8083-Tim 51 – 8650.5622-Oi
As empresas precisam fazer do atendimento a maior estratégia para atrair e principalmente manter os clientes. Hoje presencio que as empresas gastam muito dinheiro em propaganda..mas a propaganda é melhor que o atendimento. Ou seja a propaganda atrai e o atendimento afasta..Percebo que existem muitas pessoas despreparadas para atender o cliente que está cada vez mais exigente.