Vivemos em um mundo cada vez mais repleto de produtos e serviços que se comoditizam com uma rapidez impressionante e que desafiam não apenas os líderes e empreendedores, mas principalmente a todos nós vendedores que a despeito do quão comuns e iguais sejam nossos produtos, precisamos bater nossas metas cada vez mais agressivas.
Commodities, são aqueles produtos e serviços que pela inexistência de diferenciais competitivos únicos que os tornem exclusivos no mercado acabam se tornando iguais ou muito parecidos com os seus concorrentes criando uma indesejável situação onde o principal motivo de compra passa a se basear no preço e não no valor real, valor estendido e benefícios extras deste ou daquele produto ou serviço.
E daí você me pergunta: E neste cenário de concorrência cada vez maior e de produtos cada vez mais iguais como é que eu posso me diferenciar e o mais importante surpreender o meu cliente, fazendo com que ele negocie comigo e não com o meu concorrente direto que tem um produto, um serviço ou uma solução tão parecida com a minha? E mais importante ainda, o que é que posso fazer diferente quando meu orçamento e os recursos de marketing da minha empresa são limitados?
Abordei recentemente no artigo “5 dicas essenciais para evitar a comoditização do seu produto ou serviço” a necessidade de valorizar coisas básicas como o bom entendimento (que vem antes de atendimento) das necessidades, expectativas e anseios dos clientes e da importância da proatividade e do entusiasmo tudo dentro de um contexto de maior humanização do processo de vendas.
Hoje, eu quero ir um pouco mais fundo no que entendo ser tão simples de realizar e tão impactante a ponto de surpreender e conquistar ainda mais a fidelidade e a confiança de cada um dos seus clientes. Quero falar da tão importante criatividade, uma das competências mais valiosas dos Vendedores Vencedores e que muitas vezes se traduz na capacidade de cada um de nós de buscar e conceber ideias novas, eficazes e econômicas!
Por favor me permita lhe fazer uma pergunta importante: Quando foi a última vez que você enviou uma carta escrita a mão para um cliente seu ou mesmo para alguém que ama?
Se a resposta for algo como: “puxa vida, não me lembro” ou “nossa, há tanto tempo Zé”, acabamos de encontrar juntos aqui uma excelente e criativa oportunidade de melhorar o seu relacionamento com os seus clientes e também com as pessoas que mais ama. Sim, meu caro(a) amigo(a), para realmente surpreender não é necessário investir volumosos (e muitas vezes inexistentes) recursos financeiros em novas e mirabolantes estratégias e campanhas de marketing. Para surpreender de verdade os seus clientes e transformá-los em fãs (pois ao final do dia este deve ser sempre o nosso grande objetivo) é preciso que você faça algo que pouquíssima gente tem feito e que como todos sabemos tem um impacto extremamente poderoso e gera reações e resultados absolutamente espetaculares.
Você deve estar aí pensando: “Nossa Zé, mas é trabalhoso demais escrever cartas para todos os meus clientes”. Sim, é muito trabalhoso! E se não for prazeroso, você não o fará. Portanto, de nada adianta escrever cartas que não consigam transmitir a sua gratidão pela confiança e carinho que seus clientes depositam em você e em sua empresa. De nada adianta também escrever cartas que não tragam emoção para quem as estiver lendo. E de nada adianta escrever cartas que tenham por único propósito enviar uma mensagem que não seja customizada e personalizada para cada um dos clientes (lembrando que todo cliente é de fato único e que todo vendedor também o é).
Outra ação super simples que eu te indico é sempre preocupar-se e interessar-se de maneira legítima e genuína com os familiares, com os hobbies e com os sonhos dos seus clientes. Quando você começa uma conversa com um cliente perguntando sobre o filho dele ou sobre como foi a última viagem de surfe com os amigos você prontamente gera um cenário muito mais favorável para a empatia e para a construção de rapport (que é o sentimento de atenção mútua e sintonia real entre as partes) e uma relação muito mais marcada pelo afeto do que única e exclusivamente pela relação mais fria que marca o mundo dos negócios. A regra de ouro aqui pode ser resumida da seguinte forma: “Tenha interesse verdadeiro nas pessoas e não seja falso”.
E penso que é bem possível que você esteja novamente se questionando: “Minha Nossa Zé Ricardo, como é que eu vou guardar todos estes dados na minha cabeça?”. A resposta que eu te dou é ainda mais simples: o lugar correto para armazenar todas estas informações absolutamente preciosas não pode e não deve ser apenas na sua cabeça. O ideal é registrar a maior quantidade de dados “extras” do seu cliente no software de gerenciamento de clientes que sua empresa utiliza (CRM – Customer Relationship Management) ou em uma planilha que precisa ser constantemente alimentada não apenas com o descritivo das reuniões, interações, conversas telefônicas e logicamente vendas mas também com estes valiosos dados adicionais que tenho certeza farão muita diferença na construção de relacionamentos cada vez mais sólidos com seus clientes e lhe permitirão de fato surpreender seus clientes e se proteger melhor dos seus concorrentes!
O mundo está cada vez mais “sofisticado”, “conectado” e “social”, mas as pessoas ainda querem e sonham em ser surpreendidas por ações simples, verdadeiras e genuínas que as façam entender que você não é apenas um ou uma vendedor ou vendedora a mais que cruzou seus caminhos. O seu papel é marcar a sua imagem, a sua marca pessoal e a marca da sua empresa na cabeça do cliente como alguém que se preocupa da forma mais verdadeira do mundo com quem mais interessa ao cliente: ELE MESMO!
Que todas as suas interações com seus clientes sejam sempre repletas de ações simples e poderosas como as que hoje aqui compartilhei com você! Aliás, ficarei muito feliz mesmo se você compartilhar comigo e com os milhares de amigos nesta comunidade de “Vendedores Vencedores” outras práticas simples que tem te ajudado a surpreender e construir relacionamentos cada vez mais sólidos com seus clientes. Fico no aguardo do seu comentário e participação! Gostou muito deste artigo? Compartilhe-o com seus amigos, familiares, colegas, líderes e liderados.
Sucesso!!!
Um grande abraço e ótimas vendas!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
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13 Comments
BNossos clientes são também amigos, por mais que os tenhamos apenas como mantenedores, quando os consideramos amigos, vamos ouví-los e não apenas escutá-los, vamos dar atenção quando falarem que o cachorro ficou doente, que não gostou de algum empreendimento porque houve matança de micos. Por mais que isso nos pareça um absurdo é um sentimento, e expressa também personalidade, opinião devendo ser respeitado e analisado nas entrelinhas ! P
Querida Juscelia,
Obrigado pela sua participação e carinho. Digo sempre que “vender é ajudar” e que “vender é servir” e você está coberta de razão que precisamos dar atenção plena aos nossos clientes e ouví-los com empatia (como nos ensinou o mestre Stephen Covey, autor do maravilhoso “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”).
Um grande abraço do amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
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Que tema interessante amigo, importantíssimo por grande parte dos profissionais estarem perdendo a leitura do seu cliente, atribuindo maior atenção a leitura dos contratos e dos atributos técnicos de determinado produto. Sem dúvida são importantes, mas essa escacez de simplicidade no relacionamento tem deixado uma lacuna de oportunidades. As pessoas precisam de soluções verdadeiras e em grande maioria SIMPLES. O impressionismo pode retirar do vendedor características fundamentais para a boa venda, um simples aperto de mãos por exemplo. E nesta semana meu amigo disse que o corretor dele é vizinho há dois anos e apenas se contatavam por email. Penso que alguns vendedores conhecem pouco seus clientes. Resultado ele ligou para mim e agendei uma visita a noite, fechamos o carro, o seguro da casa explicamos sobre planejamento financeiro educacional e fechamos a previdencia do Davi de 1 ano. O ex- corretor fechava apenas o carro, não explorava a necessidade do seu cliente.
Querido amigo Florencio,
Obrigado pela sua participação, carinho e confiança de sempre! E muito obrigado por compartilhar uma história tão bacana e que mostra o quão importante é a proatividade em tudo o que fazemos. Que Deus continue iluminando sempre o seu caminho amigo!
Abraços,
José Ricardo Noronha
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Bom dia Caipira bom de peleia.
É maravilhoso iniciar um dia de trabalho lendo um artigo tão enriquecedor e motivador, você tem se mostrado um verdadeiro apaixonado pelo seu negócio e isto o faz muito diferente. Parabéns, e continue a nos presentear com leituras tão produtivas e enriquecedoras.
Seu Fã Ronaldo Gomes da Silva – Corretor de Imóveis
Querido Ronaldo,
Fico super feliz que tenha gostado. É assim ajudando uns aos outros que conseguiremos todos juntos dar ainda mais dignidade a todos os vendedores do Brasil inteiro.
Um grande abraço do amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
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Oi Zé Ricardo!
‘Tava’ aqui pensando no que escrever pra você que já passa tanta emoção nas suas apresentações e conhece Marketing como ninguém., sabe motivar e encantar seus clientes, seu público… Sua família, seus amigos… Simples assim… Menos é mais… “Obrigado”!
Um abraço!
Hamilton – Corretor
Wow, que legal ouvir isso querido Hamilton!
Não sei como lhe agradecer. Só posso lhe dizer que reafirmo aqui o meu compromisso de lhe ajudar sempre!! Conte sempre comigo!
Um grande abraço do amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
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Em Manaus onde compro seu livro/
Meu amigo Edivan,
O livro autografado pode ser comprado no link abaixo:
http://ricardonoronha.blog.uol.com.br
Muito obrigado mesmo pela confiança!
José Ricardo Noronha
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