Ao longo das últimas décadas, tivemos uma evolução impressionante no Marketing, o que exige de todos nós profissionais de Vendas e Marketing uma aguçada percepção das mudanças que podem significar o sucesso ou o fracasso de nossas empresas e negócios. Neste cenário, três fases ou “Eras” distintas caracterizam a evolução dos conceitos de Marketing moderno:
Era do Marketing 1.0: caracterizada acima de tudo pelo marketing centrado no produto, esta Era tem em Henry Ford o seu grande destaque quando da criação do Ford T que era amparada por uma estratégia à época tão brilhantemente conduzida e defendida por Ford, onde ele dizia que “O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto“.
Era do Marketing 2.0: caracterizada principalmente pela orientação ao cliente. O foco aqui é na retenção e satisfação dos consumidores, onde o conceito de diferenciação ganhou grande destaque e foi fortemente impulsionado pela tecnologia da informação. Com uma orientação mais voltada ao relacionamento, o Marketing 2.0 tem por objetivo fazer o cliente voltar e comprar mais.
Era do Marketing 3.0: o que vivenciamos e experimentamos hoje (lembrando sempre dos aspectos ligados ao crescente desejo de todos os consumidores de vivenciarem “experiências” realmente espetaculares) é o surgimento do Marketing 3.0, que representa uma nova Era voltada aos valores. Não basta e não se pode mais tratar as pessoas apenas como “consumidoras” dos produtos e serviços que produzimos e fornecemos. É fundamental que tratemos as pessoas (como elas verdadeiramente o são) como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.
O que é certo, em tempos de vendas mais “holísticas” e clientes super exigentes, é buscar além de satisfazer as necessidades, desejos e sonhos de cada mercado consumidor, de cada público-alvo específico e de cada um dos seus consumidores, satisfazer também os anseios emocionais e espirituais de clientes que consciente ou inconscientemente querem se relacionar com empresas com as quais enxerguem real congruência com os seus valores, princípios e sonhos.
Sei que a conversa parece um tanto quanto inverossímil. No entanto, especialmente você que já tem filhos, pare e pense. Seus filhos hoje tem as mesmas preocupações ligadas a temas atuais e essenciais como sustentabilidade, meio ambiente e equilíbrio sócio-ambiental das que tínhamos à época que vivemos nossas deliciosas e efêmeras infância e adolescência? Penso que você há de concordar comigo que não. Estes temas ganharam destaque muito maior ao longo das últimas décadas e forjaram novos perfis de consumidores muito mais bem informados (algo intimamente ligado à “Era da Informação” em que vivemos) e muito mais exigentes.
E este “novo perfil” de clientes mais exigentes demanda um novo tratamento de Marketing que leve em consideração vários novos aspectos que passam necessariamente pela mente, pelo coração e pelo espírito quando da formulação de uma estratégia de Marketing 3.0 para sua empresa. Isso dito, me atrevo a compartilhar 4 dicas rápidas para que você possa dar início à implementação de uma estratégia de Marketing 3.0 em sua Empresa:
Missão. A missão da sua empresa precisa proporcionar satisfação para atingir a mente, realizar aspiração para atingir o coração e praticar compaixão para impactar o espírito dos seu clientes. De forma ainda mais resumida, o “porquê” de existência da sua empresa precisa levar em consideração esta visão holística que contempla mente, coração e espírito e precisa ser vivido por todos os membros da sua Equipe com o objetivo de alcançar suas metas;
Visão. Mais ligado ao “o que” sua empresa quer realizar, é fundamental que ela preencha os aspectos de lucratividade, retorno e sustentabilidade. E aqui pela brevidade que artigos recheados como este exigem, quero dar atenção especial ao item sustentabilidade, pois nunca este tema esteve tão presente no mundo e na estratégia das empresas como agora. Faça do seu negócio um negócio realmente sustentável em todas as suas facetas ao oferecer produtos e serviços inovadores, que supram necessidades humanas e que respeitem as boas práticas de governança, gestão de pessoas e real preocupação sócio ambiental. Ou seja, crie uma empresa que possa ser admirada por sua verdadeira preocupação em fazer deste mundo um lugar muito melhor e tenha a certeza de que com isso a chance de você conquistar clientes muito mais fiéis, leais e que se tornem verdadeiros embaixadores da sua marca irão crescer consideravelmente.
Valores. Mais do que nunca, os valores reais (não aqueles que apenas servem para “ornar” as paredes do seu escritório, loja ou indústria) precisam ser vivenciados, praticados por todos os profissionais da sua Empresa e o mais importante que sejam percebidos, experimentados e valorizados pelos seus clientes. E para encantar e fidelizar clientes, é fundamental que seus produtos e serviços sejam melhores que os dos seus concorrentes, que tenham diferenciais competitivos verdadeiros e defensáveis e que realmente façam a diferença na vida dos clientes.
Redes Sociais. Prego em tudo o que faço que ainda estamos em uma fase embrionária no que diz respeito à boa utilização das Redes Sociais em nossos negócios. O que é certo é que elas já são um poderoso instrumento de marketing que podem ajudar incrivelmente você e sua organização a se mostrarem e demonstrarem ao mundo que sua empresa é realmente única e preocupada em criar um mundo melhor ao respeitar de forma plena os desejos, sonhos e anseios dos seus clientes e por criar um negócio sustentável que agrega valor real a todos os envolvidos na sua cadeia produtivas (empregados, clientes, fornecedores e sociedade como um todo). Além disso tudo, como as mídias sociais tem um custo bem mais baixo que as mídias tradicionais, elas vão ocupar um lugar de destaque cada vez maior neste “novo mundo” onde o consumidor tem cada vez mais poder e com o incrível poder do “compartilhamento” tem em suas mãos um instrumento vigoroso que pode impulsionar o sucesso do seu negócio ou simplesmente levá-lo à falência.
O quadro abaixo te ajuda a entender melhor a “Matriz baseada em Valores” proposta por Kotler, Kartajaya e Setiawan e que irá te ajudar imensamente a colocar em prática uma estratégia de Marketing 3.0 em sua empresa:
A maior parte das dicas que recheiam este artigo vem de um livro realmente sensacional que eu indico a todos os que me honram com seu carinho e confiança seja nas Palestras, Cursos e Workshops que lidero no Brasil todo, que me acompanham no Facebook e também aqui neste Blog é o “Marketing 3.0” do Pai do Marketing Moderno Philip Kotler, que é editado no Brasil pela Editora Elsevier. Aliás, a Campus Elsevier nos brinda com um site repleto de materiais adicionais realmente sensacionais relacionados aos livros e obras primas do Pai do Marketing Philip Kotler. Clique aqui e aproveite ao máximo este grande presente!
Enfim, vivemos a “Era dos Valores”, onde é fundamental que você e sua empresa estejam conectados de corpo, mente e alma com seus clientes e com a sociedade como um todo. Se isso não existir, a busca do tão sonhado Sucesso por todos nós fica muito mais difícil.
No vídeo abaixo eu compartilho com você dicas preciosas sobre o Marketing 3.0:
Um grande abraço do seu amigo vendedor que tem uma missão clara diante do mundo: ajudar e motivar pessoas e empresas e venderem mais e realizarem o seu verdadeiro potencial aqui nesta efêmera e fascinante passagem pela Terra!
Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelo telefone (11) 3434.6488 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra ou Curso Memorável de Vendas em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus fãs.
Obrigado pelo seu carinho de sempre! Fico super feliz mesmo que tenha gostado. Sinceramente, vejo que a Congesa já aplica todos os conceitos do Marketing 3.0 em tudo o que faz. Parabéns para todos vocês!
[…] 5 anos do lançamento do livro de Kotler e muitos artigos, estudos e debates depois, temos muita informação e literatura sobre o assunto. Alguns […]
Olá José Ricardo, tudo bem?
Estou usando como tema do meu TCC da USP o Marketing 3.0. Você poderia me conceder a uma breve entrevista sobre o assunto?
Um abraço e obrigada!
Oi Pati,
Obrigado pela confiança em me chamar para te ajudar no seu TCC. Será uma honra!
Te enviei um e-mail sobre isso.
Abs.
Zé | http://www.paixaoporvendas.com.br
[…] da sua empresa seja visível e perceptível pelos seus clientes e mercados alvo, pois na Era do Marketing de Valores em que hoje vivemos, a tendência é que os clientes consumam produtos e serviços das marcas que […]
6 Comments
Gostei demais deste texto……!!!!!
Obrigada!!!!
Querida amiga Adriana,
Obrigado pelo seu carinho de sempre! Fico super feliz mesmo que tenha gostado. Sinceramente, vejo que a Congesa já aplica todos os conceitos do Marketing 3.0 em tudo o que faz. Parabéns para todos vocês!
Abraços do amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
http://www.josericardonororonha.com.br
http://www.facebook.com/josericardonoronha
[…] 5 anos do lançamento do livro de Kotler e muitos artigos, estudos e debates depois, temos muita informação e literatura sobre o assunto. Alguns […]
Olá José Ricardo, tudo bem?
Estou usando como tema do meu TCC da USP o Marketing 3.0. Você poderia me conceder a uma breve entrevista sobre o assunto?
Um abraço e obrigada!
Oi Pati,
Obrigado pela confiança em me chamar para te ajudar no seu TCC. Será uma honra!
Te enviei um e-mail sobre isso.
Abs.
Zé | http://www.paixaoporvendas.com.br
[…] da sua empresa seja visível e perceptível pelos seus clientes e mercados alvo, pois na Era do Marketing de Valores em que hoje vivemos, a tendência é que os clientes consumam produtos e serviços das marcas que […]