Facebook, Linkedin, Twitter e tantas outras ferramentas sociais já fazem parte das nossas vidas e do nosso cotidiano. Compartilhamos nossas fotos, sonhos, princípios, valores, propósitos, ideias e ideais com o mundo através de simples cliques que tem o poder de atingir em pouquíssimo tempo milhares e muitas vezes milhões de pessoas. Compartilhamos também nossas experiências e percepções positivas e negativas sobre produtos, serviços, pessoas e políticos, o que nos transforma em fontes geradoras de informação e conhecimento e o que desafia as empresas, empresários, profissionais e governantes a adotar posturas cada vez mais criteriosas e cuidadosas no que diz que respeito aos produtos e serviços oferecidos ao mercado e à comunidade em geral.
Já vimos governos caírem muito em virtude da intensa mobilização vinda das redes sociais (exemplo: Primavera Árabe). Já vimos empresas sumirem do mapa em virtude do desrespeito escancarado aos seus consumidores no mundo social. E já vimos também surgirem empresas de enorme sucesso e grandes fenômenos “pop” que foram catapultados à fama e ao sucesso muito em virtude de boas estratégias de “marketing social”. Enfim, vivemos hoje a “Era Social”.
Nesta “Era Social” que hoje vivemos há um grande fenômeno incorporado que merece toda a atenção de todos nós Vendedores Vencedores e profissionais de mercado. E este fenômeno responde pelo nome de “recomendação”. Sim, queridos amigos e amigas que muito me honram com sua leitura assídua e carinho de sempre, no mundo das vendas e dos negócios, um dos componentes mais fundamentais que podem alavancar o sucesso de um negócio e muitas vezes também afundá-lo é a “recomendação”.
Se um cliente é mal atendido por um vendedor mal preparado e infeliz por fazer algo que não gosta (ajudar clientes na resolução de seus problemas e na realização de seus sonhos), quem perde não é apenas a loja ou a unidade de negócios em que ele atua ou representa. Quem perde ainda mais é a empresa, que tem um dos seus ativos mais valiosos e preciosos que é sua “marca” diretamente afetada em virtude da má experiência de um cliente ou de clientes que compartilham com o mundo a sua experiência negativa e criam um desafio gigantesco de gestão de crises (área que muitas grandes empresas ainda negligenciam).
Se de um lado a má experiência é compartilhada com uma velocidade feroz e muitas vezes incontrolável e onde os prejuízos são incalculáveis, de outro, a boa experiência tende a ser compartilhada com um número bem menor de pessoas. Por isso mesmo, invista em seus clientes mais leais e satisfeitos e transforme-os em verdadeiros embaixadores e vendedores seus e da sua Empresa. Transforme-os em fãs!
E como fazer isso? Uma das maneiras eficazes é aplicar a metodologia NPS (Net Promoter Score) que é uma medida de satisfação e lealdade dos seus clientes. A aplicação é relativamente simples: pergunte aos seus clientes em uma escala de 0 a 10 quanto eles recomendariam o seu serviço ou produto a um colega ou amigo. Os clientes com os mais elevados níveis de satisfação (9 e 10) são chamados de “promoters” (ou promotores) pela metodologia criada em 2002 por Frederick Reichheld da Bain & Company. Já os menos satisfeitos (0a 6) são os “detractors” (detratores ou difamadores) e os neutros ou passivos (“neutros” ou “passives“) os do meio (7 e 8). O NPS (Índice de Satisfação do Cliente) é obtido através da diferença entre os promotores e detratores através de uma conta bastante simples:
Promotores – Detratores = Índice de Satisfação de Clientes (NPS)
Se você teve por exemplo 70% de clientes promotores, 20% de neutros e 10% de detratores, o seu NPS será 60. Como um parâmetro, um bom NPS vai de 50 a 80.
Quanto maior o NPS, maior o nível de satisfação dos clientes e consequentemente as chances de se obter um sucesso ainda maior em seus negócios e vendas em virtude da excelência na oferta dos seus produtos e serviços ao seu mercado específico, o que cria clientes tão leais que se transformam em verdadeiros embaixadores da sua marca.
Abaixo eu compartilho 7 dicas muito legais para que você implemente uma estratégia de NPS na sua Empresa (minha dica às empresas de médio e grande porte é a de pedir o apoio direto da sua Equipe de Marketing para montar uma estratégia de NPS mais estruturada, com metas e objetivos de melhoria previamente estabelecidos nos planos estratégicos da empresa):
Gigantes como a Apple, Ford, Harley Davidson, Nike, John Deere, Intel, Starbucks Nokia, Xerox, Serasa Experian , Siemens e Philips tem utilizado o NPS como uma ferramenta de aferição da lealdade e satisfação dos seus clientes e também para entender onde estão os seus “calcanhares de Aquiles” (seus verdadeiros pontos fracos que não por acaso no mundo da recomendação são os que tem maior potencial de se transformarem em grandes problemas para as empresas).
Tenho uma clara convicção que compartilho com as milhares de pessoas que assistem minhas palestras, cursos, aulas e que interagem comigo no dia a dia: o grande objetivo de toda e qualquer empresa e de todos nós Vendedores Vencedores é ter “fãs” e não clientes. Portanto, nesta “Era da Recomendação” que vivemos, use as recomendações dos seus fãs (ou “promoters” na metodologia NPS) para alavancar seus negócios, ganhar mais dinheiro e conquistar ainda mais fãs!
Se eu puder ajudar você e sua empresa a incrementar seu NPS, por favor conte comigo. Será uma honra trabalhar junto com você nesta deliciosa tarefa!
Um grande abraço e muitas recomendações positivas para você e para o seu negócio!
José Ricardo Noronha
Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelos telefones (11) 4153.6889 / 98338.5300 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra ou Curso Memorável de Vendas em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus fãs.
12 Comments
Estamos diante da eterna receita do sucesso em vendas, porém nos tempos de hoje, com a velocidade na disseminação da informação se torna algo ainda mais precioso, em constante processo de transformação. Enxergo a “era social’ como algo muito positivo nesse aspecto, pois você pode desenvolver um trabalho mais eficaz sobre os “detratores”, trazendo – em algumas situações -, a solução de determinado problema para a rede social, demonstrando transparência e preocupação com o cliente, promovendo marketing social de forma bastante positiva. Antes era muito mais difícil, em virtude da dispersão do contato (muitas vezes você não localizava o seu cliente). Uma situação deve ficar bem clara neste meu comentário. Nada substitui a verdade, portanto a rede não deve ser utilizada como promoção de algo que não seja real, que seja inconsistente e momentâneo. A preocupação/solução deve ser real, sincera e acima de tudo homogênea (sem discriminação), caso contrário a rede se torna o seu pior inimigo. Atualmente vejo muitas empresas lançarem suas páginas no Facebook sem realizar qualquer manutenção, estimulo ou resposta aos comentários, sendo que o usuário do Facebook espera o feedbak em poucos minutos, segundos (quanto mais rápido melhor). A “era social” é algo de extrema relevância e deveria ser objeto de estudo de todo “Vendedor Vencedor”. Abraços,
Meu querido amigo Florencio,
Concordo com sua pertinente e abrangente análise. Nada que não seja legítimo, real e verdadeiro tem espaço no mundo. E no “mundo social”, isso não é diferente.
E a velocidade e agilidade no trato com os clientes nas redes sociais é outro elemento absolutamente fundamental na construção de uma estratégia “social”.
Por último, você está 100% correto ao dizer que todos nós “Vendedores Vencedores” precisamos estudar melhor esta “Era Social” ou “Era da Recomendação”. Os que assim fizerem, terão mais um importante diferencial competitivo diante dos seus concorrentes.
Um grande abraço e uma ótima semana para você!
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante e Professor Convidado dos Programas de MBA da FIA
http://www.josericardonoronha.com.br
Tenho acompanhado seus artigos e posts no face, muito obrigado por essas informações valiosas que voce nos passa, voce e um grande vendedor. Parabens
Querido Rafael,
Muito obrigado pelo seu carinhoso depoimento. Fico contente que esteja gostando! A minha missão é muito clara: ajudar o maior número de pessoas que eu puder a se transformarem em Vendedores Vencedores!! Vamos fazer isso todos juntos!
Abraços,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante, Palestrante e Escritor
http://www.josericardonoronha.com.br
Grande Caipira, bom dia.
Tive a satisfação de conhece-lo em uma palestra na qual você nos presenteou através do Conselho Regional de Corretores de Imóveis São Paulo – 2a. Região no bairro do Tatuapé, no inicio deste ano,
De lá para cá, venho acompanhando seus artigos e suas postagens e é impressionante sua obstinação em satisfazer clientes, é contagiante sua determinação. Confesso que tenho procurado me inspirar em suas experiências. Agradeço imensamente sua disponibilidade em contagiar pessoas.
Deus o abençoe.
Ronaldo Gomes da Silva
Corretor e Imóveis e Realizador de Sonhos
Querido Ronaldo,
Você não tem ideia de quanto feliz eu fico ao receber um feedback tão maravilhoso. Obrigado mesmo meu amigo pela confiança e carinho! Espero poder continuar te ajudando a ter ainda mais sucesso!
Um grande abraço,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante, Palestrante e Escritor
http://www.josericardonoronha.com.br
Bom dia! Leio todos os seus artigos e todos os dias aprendo um pouco mais. Se eu já gostava do que eu fazia de melhor que era vender, hoje faço com muito mais prazer e ainda colocando em pratica as suas dicas. Obrigada!
Bom dia Karla!
Que alegria e honra ouvir um comentário tão positivo.
Espero sempre usufruir do seu carinho e confiança.
Sucesso para você! Abraços,
José Ricardo Noronha
http://www.josericardonoronha.com.br
http://www.facebook.com/josericardonoronha
Muito valiosa essa observação!Muito obrigado Zé Ricardo, a quem tenho satisfação, sempre que vou falar ou tratar meus negócios, que você é minha mente mestra!Muito Obrigado!
Querido amigo Gedeon,
Agradeço mais uma vez pelo seu carinho e confiança!
Se Deus ajudar, em breve estaremos juntos.
Um grande abraço,
José Ricardo Noronha
http://www.paixaoporvendas.com.br
[…] seus clientes mais leais, fiéis e encantados (metodologias como o NPS ajudam e muito aqui – clique aqui para ler artigo sobre isso). Uma vez conquistados, fidelizados e encantados, peça a eles que te […]
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