Dias atrás estive em uma das melhores padarias de Alphaville. Como tinha pouco tempo para um almoço mais elaborado, dei uma olhada no cardápio de lanches e vi lá um X-Tudo. Foi quando pedi o apoio da garçonete: “Por favor, o que vem no X-Tudo?”
A resposta dela foi rápida e certeira: “Tudo, moço!”.
E eu educadamente repliquei, “E tudo é o que?”.
“Agora o Sr. me apertou moço!”. Diante da situação inusitada e até engraçada, lembrei-me de uma expressão que comumente usávamos na minha querida São João da Boa Vista: “agora você me apertou sem me abraçar”.
Tudo bem que esta passagem é um tanto quanto prosaica, mas dela podemos extrair alguns questionamentos importantes:
“Tudo” de bom para você!
Um grande abraço,
José Ricardo Noronha
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12 Comments
muito boa a comparação entre vendedores e VENDEDORES!!
Querido Adilson,
Fico muito feliz que tenha gostado!
Sucesso e boas vendas!
Abraços,
José Ricardo Noronha
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Exatamente o que acontece muito nas grandes redes de varejo, principalmente quando o assunto é serviço, ao ser questionado por seu cliente sobre algum serviço que aparece o valor no pedido, em muitos casos embutidos “venda casada” o vendedor não consegue explicar, ou fala apenas de um beneficio repetidamente, cria uma situação ruim, o cliente se sente enganado e as vezes se torna um inimigo até mesmo da empresa, essa é a grande responsável por isso, já que o vendedor acaba sendo coagido a fazer isso, já que existem algumas cobranças de metas que são absurdas, outro erro comum é justamente o contrário algumas redes só focam no treinamento de serviços e esquecem que o produto é muito importante, o vendedor conhece muito do serviço e nada do produto.
Perfeita a sua análise querido Luiz!
Muitas empresas pecam por focar excessivamente no treinamento técnico deixando de lado o tão fundamental treinamento comportamental. Outras tantas empresas falham por investir de forma vigorosa no comportamental e motivacional de seus profissionais deixando de lado o treinamento técnico.
A combinação dos dois é o melhor dos mundos, pois bons vendedores precisam estar motivados e com as competências, habilidades e atitudes comportamentais sempre em nível de excelência e também precisam conhecer profundamente suas soluções e produtos, todas as suas características técnicas e seus reais benefícios para os clientes. Além disso, precisam também conhecer as soluções dos concorrentes e o que é mais importante entender as tendências e necessidades em seus respectivos mercados.
Um grande abraço do amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante, Professor e Consultor
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TUDO DE BOM.
-MAS INFELISMENTE A FALTA DO CONHECIMENTO FOI MUITO GRANDE
-PERDOEMO-LA
ABRAÇO MEU AMIGO ZÉ RICARDO
Sem dúvida alguma amigo Waldemar!
boa!!! jose ricardo noronha existem muitos vendedores de x-tudo por ai a fora eu gostaria de compartilhar uma fase saudosa que vivi em 2009.
Antes do vendedor sair pra rua ele deve conhecer bem seu produto acreditar no que vende entender do que esta falando ao cliente e nao vender o produto e sim vender uma oportunidade para seu cliente (oportunidade de lucro)
eu quando atuava como vendedor na area de bebidas em uma determinada cervejaria eu fui conhecer o processo da cerveja desde o plantio da cevada ate a agua enfim muitos perguntavam sobre a agua da cerveja era uma pergunta fechada ( de qual fonte vem a agua desta cerveja) em menos de 60 dias eu ja estava entre os 3 melhores da revenda será o sucesso por conta do conhecimento e da apresentação do produto ou foi um golpe de sorte mas como eu acredito no meu trabalho sei que foi graças a uma apresentação bem feita e o esclarecimento de qualquer duvida meu lema sempre foi sou vendedor 24 horas por dia mas hoje estou em outro ramo que eu sempre desejei entrar satisfação profissional é muito bom.
Fenomenal a sua história Emerson! O mais bacana é saber que você conseguiu algo que os campeões conseguem que é vender valor agregado em produtos super comoditizados como a cerveja. Parabéns amigo e que Deus o ilumine em seu novo desafio profissional!
Abraços do amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
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Realmente, o bom vendedor é proativo e se interessa em conhecer o produto/serviço que vende.
Oi Antonio Sergio,
Sim, proatividade é um dos elementos chave que forjam os grandes campeões. Leia este outro artigo que escrevi sobre isso:
http://josericardonoronha.com.br/2013/06/25/os-5-ps-dos-vendedores-vencedores/
Um grande abraço e ótimas vendas amigo!
José Ricardo Noronha
http://www.paixaoporvendas.com.br
Trabalho com vendas em uma loja, acho que existe diferença, entre o vendedor, que sabe preços, características, pontos forte do produto, e o balconista, que te recepiciona e nada faz para atrair o cliente.
Oi Daniel,
Muito legal e oportuna a sua colocação! No entanto, penso que em todo e qualquer negócio a responsabilidade de entender bem as necessidades do cliente e atendê-lo bem é de todos. Não podemos esquecer nunca que aos olhos do cliente que a empresa é você, o balconista e todo e qualquer profissional que trabalhe em seu negócio.
Sucesso amigo e boas vendas!
José Ricardo Noronha
http://www.paixaoporvendas.com.br