Tenho percebido já há algum tempo que alguns “profissionais” têm se apropriado de frases ou postagens inteiras minhas nas redes sociais para promoverem seus próprios serviços. Confesso que em um primeiro momento fiquei na dúvida se não deveria considerar isso como uma forma de admiração pelas minhas ideias, livros e pelo trabalho de consultoria em vendas que tenho realizado no Brasil todo.
No entanto, depois de prestar mais atenção e de ser alertado por muitos amigos meus, vi que estes mesmos profissionais sequer curtiam e/ou comentavam postagens minhas.
Diante disso percebi que estava diante de casos clássicos de plágio de “profissionais” que simplesmente se apropriam de ideias alheias para se promoverem. Faziam e fazem isso sem citar o autor e dar os créditos necessários a quem de fato escreveu aquele texto, artigo ou postagem.
Quem me conhece bem, sabe que sou um leitor “voraz” e que em meus treinamentos, aulas de MBA e palestras procuro sempre dar o devido crédito a inúmeros autores (alguns deles grandes amigos e concorrentes meus) que têm obras, ideias e insights realmente incríveis. Admiração é isso! Dar crédito a quem de direito!
Já o plágio é coisa de quem esquece que a ética em quaisquer coisas que nos propusermos a fazer em nossas vidas é o eixo absolutamente central de tudo!
Gostou da ideia, insight ou texto bacana de alguém? Dê o devido crédito! Assim todos ganham: você que propagou uma ideia bacana, o/a autor/a que teve seu trabalho reconhecido e principalmente quem recebeu e se beneficiou do texto!
#ficaadica #paixãoporvendas #universidadedasvendas #ética #propósito #verdade