Participei recentemente de um Programa Intensivo de Treinamento nos EUA baseado em um dos mais modernos, efetivos e práticos approachs de vendas B2B (Business to Business – Vendas entre Empresas ou Vendas Complexas – ciclos de venda mais longos), que é baseado no livro “The Challenger Sale” do respeitado Sales Executive Council (SEC) da firma de pesquisas Corporate Executive Board. Confissão de um leitor voraz: este é um dos melhores e mais espetaculares livros de vendas que já li nestas últimas duas décadas que me dedico ao fascinante e cada vez mais profissional mundo das vendas.
O livro é baseado em uma sólida e extensa pesquisa realizada com mais de 6.000 profissionais de vendas B2B e que traz revelações importantes sobre quem são e como agem os vendedores de mais alta performance no mundo das vendas complexas (B2B).
Neste estudo vendedores foram divididos em 5 grandes categorias, abaixo rapidamente apresentadas:
The Hard Worker (O trabalhador árduo)
The Challenger (O desafiador)
The Relationship Builder (O construtor de relacionamentos)
The Lone Wolf (O lobo solitário)
The Problem Solver (O solucionador de problemas)
Para a surpresa de muitos e em especial de nós brasileiros que ainda acreditamos fortemente na importância do binômio bons relacionamentos / bons resultados de vendas, ficou comprovado que no grupo dos melhores vendedores (“high performers“) os profissionais de melhor performance são os “Challengers” ou “Desafiadores” e que os de pior performance são os “Relationship Builders” ou “Construtores de Relacionamento”, desmistificando a crença estabelecida de que no mercado corporativo de vendas complexas os melhores profissionais de vendas são aqueles que investem de forma vigorosa na plena satisfação das necessidades dos seus clientes e que acreditam que “relacionamento é tudo”.
Aliás, o livro e a pesquisa mostram que o que vale de verdade no mercado de vendas complexas não é o “que” vendemos e sim o “como” vendemos, visto que nada mais nada menos que 53% da lealdade dos clientes se deve à boa experiência de vendas, versus 19% do impacto da marca da empresa, 19% aos produtos e serviços oferecidos e apenas 9% da relação valor/preço.
E esta boa experiência de vendas se fundamenta em 6 eixos essenciais que você pode aplicar em sua equipe de vendas complexas:
Vale lembrar que já abordei aqui neste Blog muitos dos conceitos que fazem parte do livro “The Challenger Sale” (vide artigo “Viva as Vendas!! Viva os Vendedores Profissionais”) e que falam sobre o fim das vendas consultivas e do florescer e emergir de um novo estilo e approach de vendas que se baseia na proposição de insights que tiram os clientes da sua zona de conforto ao oferecer uma visão diferente sobre necessidades e problemas que não haviam sequer sido percebidos pelos próprios clientes. Este processo passa também pelo entendimento e identificação dos novos e diferentes perfis de compradores no mercado B2B, que podemos aqui chamar de “Mobilizers” que irão de fato levar adiante em suas organizações os novos e valorosos insights vindo dos vendedores “challengers”.
O processo de transformação dos seus vendedores “Relationship Builders” (e também os demais perfis aqui apresentados) para “Challengers” não é simples e não acontece da noite para o dia, visto que isso inclui uma mudança significativa de postura e de comportamento de líderes e liderados e muito treinamento e prática. Esta mudança irá se traduzir em vendedores e empresas muito melhor preparados a obterem mais sucesso no mercado de vendas cada vez mais complexas.
Portanto, se você trabalha ou lidera um time de profissionais de vendas B2B, é chegada a hora de incrementar as habilidades e competências de “vendedor desafiador”, pois o sucesso e a perenidade do seu negócio estão intimamente ligados à super importante tarefa de desafiar seus clientes de forma inteligente e provocativa.
Um grande abraço e excelentes vendas desafiadoras!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
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4 Comments
Oi José Ricardo
Tudo bem?
Eu não trabalho exatamente com vendas, mas, o meu trabalho só acontece se houverem vendas, e como é difícil encontrarmos vendedores com essa percepção global do mercado de trabalho.
Eu sempre acompanho o seu trabalho e sinto que o que falta realmente é essa paixão pelas vendas, pois se há paixão, há vontade e iniciativa de identificar o próprio perfil e aprimorar habilidades, isso sem falar na identificação de necessidades dos clientes e na antecipação de problemas.
Parabens pelo seu trabalho, que é realmente muito bem feito e resultado da paixão!
Sucesso
Olá Vanessa,
Por aqui tudo ótimo graças a Deus! Espero que tudo esteja bem com você também!
Super obrigado pela sua participação e comentários positivos. Em vendas e em tudo o que quer que façamos em nossas vidas, a paixão é um elemento mais do que essencial ao tão sonhado sucesso. E da paixão verdadeira pelo que se faz, deriva o desejo de fazer sempre a diferença positiva no mundo e na vida das pessoas. Façamos isso todos juntos Vanessa!
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Um grande abraço do amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
http://www.josericardonoronha.com.br
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Jose Ricardo,
Excelente post! Como avaliar se esta estrutura e valida e tem validade para o nosso mercado ou para os diferentes mercados no Brasil?
Memoravel a informacao que voce esta passando, pois me sinto motivado a validar experimentando e registrando os resultados obtidos. No primeiro momento ate acreditei que sao aspectos a desenvolver, que podem auxiliar nos diferentes momentos da venda e da manutencao do cliente.
Parabens pelo post!
Grande abraco,
Marcio Noronha
Oi Marcio,
Fico feliz que tenha gostado! A estrutura é 100% válida aqui no Brasil e eu tenho liderado estes treinamentos em gigantes nacionais e multinacionais com resultados realmente espetaculares.
Um grande abraço e boas vendas!
Zé
http://www.paixaoporvendas.com.br