O ano era 2013. Pela primeira vez eu teria a honra de treinar e capacitar os queridos amigos da PwC Brasil na sempre apetitosa BH. Quando lá cheguei fui fazer a reunião de briefing com o sócio que à época liderava o escritório de BH, o meu querido amigo Carlos Augusto Silva.
Eis que o “Carlinhos” para e me pergunta: “Zé, o quanto você conhece a PwC?”.
Humildemente disse a ele que ainda conhecia pouco, muito embora eu já tivesse uma relação com a firma já há muito tempo como executivo de outra multinacional e não como professor de técnicas de negociação, atendimento de excelência e vendas consultivas. Eis que de forma bastante descontraída, o Carlinhos começa uma verdadeira aula sobre esta empresa espetacular que é a PwC.
Depois de tanto aprendizado, o Carlinhos me desafia novamente. “No mundo dos serviços profissionais, nós temos uma verdadeira mina de ouro inexplorada. E agora Zé, eu tenho outra pergunta para te fazer. Quem são estas minas de ouro, hein Zé?”.
Eu novamente pedi a ajuda ao craque mineiro do relacionamento corporativo Carlinhos: “Puxa vida Carlinhos, eu não sei”.
E o Carlinhos com sua impressionante vontade de compartilhar conhecimentos diz com muita propriedade:
“Zé, os clientes que já temos em nossa carteira são uma mina de ouro na maioria das vezes completamente inexplorada”.
Wow!! Confesso que mesmo depois de tantos anos na estrada comercial, eu fiquei pasmo com tamanho brilhantismo ao explicar um tema de tamanha importância para todas as empresas dos mais diversos setores e com ainda mais ênfase no cada vez mais competitivo mundo das vendas consultivas de alta performance, onde é fundamental saber bem explorar as excelentes oportunidades de crescimento que já temos dentro da nossa carteira de clientes.
A partir daí eu e meu sócio Bruno Strunz “adotamos” este super ensinamento do Carlinhos em todos os nossos treinamentos e consultorias para as melhores e maiores empresas do mundo.
Na própria PwC, já foram mais de 1.200 horas de conteúdo ao longo de todos estes últimos 7 anos! Sim, você leu corretamente. Mais de 1.200 horas de sala de aula com profissionais de todo o Brasil e também do Equador que foram brindados com esta lição de negócios do meu hoje super amigo Carlinhos.
Setembro de 2020: fomos chamados a contribuir mais uma vez para a melhor e mais importante revista de vendas do País que é a VendaMais capitaneada pelo amigo e craque das vendas Raul Candeloro e pela sempre brilhante jornalista Natasha Schiebel.
O tema? Gestão da Carteira de Clientes. E qual foi o grande insight que a Revista captou? Ora, como não poderia deixar de ser diferente, foi este super ensinamento do nosso querido amigo Carlinhos.
Mentirosos seríamos se disséssemos que não ficamos orgulhosos por termos sido novamente destaque na VendaMais. E levianos seríamos se não déssemos o crédito ao Carlinhos a quem dedicamos esta capa de revista.
Carlinhos: obrigado meu querido amigo! Felizes as pessoas que têm amigos como você que de forma gratuita dividem seus conhecimentos com o mundo! E obrigado por lá atrás ter dito que não iria nos cobrar royalties por isso. 😊
E para finalizar este artigo histórico, quero aqui reforçar que uma boa estratégia de vendas deve privilegiar especialmente a sua base de clientes já existentes, pois ao final do dia é ali que você encontrará as melhores oportunidades de venda e de crescimento sustentável, ou melhor, é ali que você vai encontrar suas verdadeiras “minas de ouro”, certo Carlinhos??
E a todos os amigos e amigas que nos privilegiam com seu carinho e confiança: contem sempre conosco da Paixão por Vendas na sua jornada de capacitação e de desenvolvimento de estratégias de vendas consultivas ainda mais inteligentes e absolutamente orientadas à alta performance.
Um grande abraço a todos! E ao querido amigo Carlinhos: obrigado por TUDO! Que Deus continue te iluminando em toda a sua jornada!
Um grande abraço e boas vendas para você!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
Soluções Customizadas de Educação Corporativa em Vendas: entre em contato comigo através do e-mail josericardo@paixaoporvendas.com.br