Estou finalizando a leitura do sensacional “Marketing 5.0” do Pai do Marketing Moderno Philip Kotler.
Dentre os inúmeros aprendizados em torno por exemplo dos 5 elementos essenciais do Marketing 5.0 (Marketing baseado em Dados, Marketing Preditivo, Marketing Contextual, Marketing Aumentado e Marketing Ágil), mais uma vez me fica claro que as empresas que vão ter cada vez mais sucesso neste novo e complexo ambiente de negócios serão aquelas que souberem bem conectar a Tecnologia com o Fator Humano ou como o próprio Kotler diz: “humanity as central focus“.
E neste contexto, a tão falada e ainda tão pouco vivenciada experiência do cliente ou “customer experience” ganha ainda mais destaque como um ponto nevrálgico de construção de marcas e empresas mais fortes exatamente em virtude desta sua capacidade de unir Tecnologia com Gente para assim encantar seus clientes.
Tudo bem, eu sei que encantar é algo realmente difícil e por isso mesmo é fundamental que foquemos em criar empresas e processos ainda mais regulares para que assim possamos chegar ao bom patamar do “briliant basics” que corresponde a fazer o trabalho básico de forma realmente brilhante para, depois disso, pensar em encantar os clientes. E tudo isso com o foco e obsessão genuína em quem mais importa que é o cliente.
Cliente encantado vira fã. Cliente encantado vira embaixador. E cliente encantado faz propaganda de graça, reduzindo de forma drástica o nosso CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e assim criando um modelo extremamente eficaz de Prospecção Inteligente.
Como sempre falamos aqui na Paixão por Vendas: “Transforme seus clientes em fãs, porque quem tem cliente é seu concorrente”.
Faz sentido?
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br