Apaixonado pelo fascinante mundo das vendas que sou, preciso lhe confessar que há algo que me causa profunda angústia e grande preocupação: o ainda excessivo número de empresas, profissionais e líderes de vendas que acreditam que para vender muito é preciso ter “faca nos dentes” ou “sangue nos olhos”. Não posso mentir: chego a sentir náuseas quando ouço besteiras assim!
Este “modelo faca nos dentes” é retrógrado e excessivamente focado nos nossos interesses, desejos e sonhos e não nas necessidades, desejos, interesses, expectativas e sonhos dos nossos clientes. Além disso, é um “modelo” que só ajuda a atrapalhar na já tão árdua tarefa de darmos dignidade e respeito à profissão de “vendedor profissional”.
Se pararmos para pensar, rapidamente concluiremos que os clientes só se tornam fiéis e leais às marcas, produtos e profissionais de vendas que mais e melhor lhes e servem e que mais e melhor lhes ajudam na resolução de seus problemas e na realização dos seus grandes sonhos.
Se refletirmos com um pouco mais de profundidade, perceberemos também que os clientes tendem a repelir e desrespeitar vendedores excessivamente agressivos com esta tal “faca nos dentes”, expressão que por si só já é definidora de um tom agressivo e nada focado em servir e ajudar clientes, que foi, é e sempre será o propósito mais verdadeiro e legítimo dos vendedores profissionais e apaixonados pelo que fazem e pelas poucas empresas que verdadeiramente tem um propósito verdadeiro de ajudar, servir, encantar e assim gerar valor para toda a sua cadeia de clientes, funcionários, acionistas e à sociedade como um todo.
É crucial também reforçar que para vender muito é preciso que exista absoluta paixão pelo que fazemos e que sejamos visceralmente apaixonados por ajudar e servir pessoas. Esta é a premissa básica dos campeões de vendas! Se a paixão que lhe move é apenas a obsessão pelo dinheiro, você terá um problemão pela frente e por mais que tenha “faca nos dentes”, “sangue nos olhos” ou qualquer outro besteirol que só atrapalha a dar dignidade à nossa profissão de vendedores será cada vez mais difícil conquistar e principalmente fidelizar seus clientes.
Pare e pense: verdadeiramente os clientes pouco se importam se você quer vender muito ou pouco e se você é mais ou menos agressivo no seu estilo de vendas. O que eles estão realmente focados é nas suas necessidades e no relacionamento com empresas e profissionais que se coloquem em seu lugar, que sintam suas dores, que entendam seus desejos e sonhos e que acima de superem suas expectativas. Quem já faz isso e quem se propuser a mudar o seu estilo mais “agressivo” de vendas para um estilo mais “focado genuinamente no cliente” tende a ter muito sucesso e por consequência ganhar muito (muito mesmo!!) dinheiro.
É um círculo virtuoso onde todos ganham: ganham os clientes que passam a se relacionar com profissionais e empresas genuinamente orientados e focados em lhes oferecer experiências memoráveis, ganha a sua empresa que contará com clientes muito mais leais, fiéis e propensos a compartilhar suas experiências positivas com outros tantos novos clientes (o que tem impacto direto na redução do cada vez mais caro CAC – Custo de Aquisição de Clientes) e por último ganha você que alcançará o tão sonhado sucesso profissional e financeiro.
Perceba que não por acaso, eu primeiro falei dos clientes, depois da sua empresa e depois de você. Se esta lógica estiver temporariamente invertida, ou seja, se hoje você está muito mais focado em você e em suas necessidades e sonhos de vender muito e a todo custo, depois nos ganhos para a sua empresa e por último nos benefícios reais gerados ao seu cliente, é bem possível que você ainda seja adepto do modelo mais equivocado e ultrapassado de vendas que toda e qualquer organização pode adotar: o modelo “faca nos dentes”.
Digamos não aos modelos mais agressivos e excessivamente focados em “nós” e adotemos todos juntos o modelo mais focado “neles”, nos nossos clientes, que aliás não custa lembrar são excessivamente carentes no que diz respeito às empresas e profissionais verdadeiramente orientados em lhes servir, ajudar e superar suas expectativas.
Se você é líder, questione o seu modelo vigente e busque ser o/a mais crítico/a que puder na avaliação do real e infelizmente tão raro “brilho nos olhos”, que posso lhe assegurar continua sendo o elemento mais fundamental dos campeões de venda. E se você, como eu, é simplesmente uma pessoa que ama vender, questione-se se trabalhado com o que mais ama e se os seus olhos tem brilhado o tempo todo!
Ficarei muito feliz mesmo com suas contribuições, comentários e críticas a este texto que assume o caráter de um quase “manifesto” a favor dos profissionais apaixonados por vendas!
Um grande abraço deste amigo vendedor e ótimas vendas recheadas de muito “brilho nos olhos”!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
Cursos e Palestras Memoráveis do Zé cheias de “brilho nos olhos”: www.paixaoporvendas.com.br
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2 Comments
Ze, compartilho em gênero, numero e grau de sua opinião. Outro fato importante para quem ainda pratique o “faca nos dentes” é o fato de fazer somente uma única venda (talvez a primeira e ultima), pois o Cliente, percebendo como foi tratado, não repete a experiencia da compra.
Amigo Muraro!!
Estamos juntos nesta fascinante e nobre missão!
Abraços!
Zé | http://www.paixaoporvendas.com.br