Responda-me rapidamente: quantas já não foram as vezes que diante da pressão exercida pelo cliente ou quando diante da enorme necessidade de fechar a venda para bater suas metas que você não disse “sim” para uma série de pedidos que tinha absoluta noção não eram razoáveis (e muitas vezes nem justos) ou que você tinha exata noção de que você e sua empresa não conseguiriam cumprir?
Sim queridos amigos, no nosso fascinante mundo das vendas, saber dizer “não” é uma grande arte, pois sabemos que os tantos “sim” que damos hoje aos nossos clientes podem rapidamente se transformar em indesejáveis e destrutíveis “não” em um futuro não tão distante, quando o cliente percebe que os nossos produtos e serviços não tinham todas as características, especificações e benefícios “prometidos” quando da assinatura do contrato de venda.
Especialmente no mundo das vendas e negociações complexas entre empresas (B2B – Business to Business), as demandas crescentes (e cada vez mais complexas) dos clientes por produtos e serviços cada vez melhores e mais eficazes se traduz em uma maior pressão por uma série de atributos (sejam eles de ordem técnica ou operacional – produtos e serviços) que muitas vezes nossos produtos, serviços e soluções não são 100% aptos a atender. No entanto, muitos são os vendedores que são absolutamente incapazes de dizer “não” aos seus clientes e prospects. Preferem dizer “sim” a praticamente todas as demandas sem se preocupar com a saúde do relacionamento de longo prazo que pretendem construir com seus clientes.
E como podemos incrementar nossas competências de dizer “não”?
Antes de qualquer coisa, é muito importante ser respeitoso, compreensivo e polido ao dizer “não” ao seu cliente. Mostre a ele que entendeu o porquê do pedido, mas que infelizmente você e sua empresa são incapazes de atender aquele pedido específico. Importante usar a técnica do “gancho” aqui, dizendo que isso faz parte dos princípios e valores éticos da sua organização de somente se comprometer com aquilo que ela é realmente capaz de atender e que o objetivo é sempre o de se criar e fomentar um relacionamento de longo prazo (que é e deve ser sempre o objetivo de qualquer organização nos relacionamentos com seus clientes – relações que se perenizem ao longo do tempo).
Por isso mesmo, o “não” serve para mostrar suas verdadeiras credenciais e principalmente para bem gerenciar as expectativas do seu cliente. Aliás, aqui vai mais uma “dica de ouro” para todos vocês Vendedores Vencedores: os melhores vendedores são aqueles que sabem gerenciar bem as expectativas dos seus clientes e que sempre entregam um valor superior surpreendendo-os positivamente sempre! O nome do jogo é: confiança e credibilidade sempre!
Importante também é ressaltar os demais benefícios e características únicas do seu produto e serviço que sabe são verdadeiramente diferentes, singulares e “defensáveis” diante dos seus concorrentes. Resumindo: seu produto e serviço precisa ser verdadeiramente único e você precisa saber vender suas verdadeiras forças ao invés de focar equivocadamente nas fraquezas dos produtos e soluções dos seus concorrentes (faça com que o valioso tempo do seu cliente investido com você esteja focado em você e seus produtos ao invés de estar focado no seu concorrente). O objetivo aqui é diminuir a pressão (muita vezes extrema) vinda do cliente e carregada de tons mais ameaçadores e o que é mais importante transformar aquele “não” específico em um desejável e saudável “sim”, que se traduz no contrato assinado com você!
É, dizer “não” está longe de ser uma tarefa fácil especialmente em vendas, mas é um instrumento poderosíssimo de conquista da lealdade e confiança, fidelização e encantamento de clientes.
Que suas vendas sejam sempre bem equilibradas entre os tantos “sim” que seus produtos e soluções podem entregar e os fundamentais “não” que vão lhe dar a longevidade em um mercado cada vez mais exigente!
Um grande abraço a todos e ótimas vendas!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
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8 Comments
Acredito que a profissão de vendedor seja a mais importante nos dias atuais, independente do seu produto – agora, honestidade é tudo…
Querido Aldo,
Concordo 100% com você, pois ao final do dia todos nós somos vendedores. Vendemos o tempo todo. Vendemos nossos produtos, serviços, ideias e nós mesmos!!
Ética e honestidade são ingredientes absolutamente essenciais para o sucesso em vendas!
Um grande abraço do amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante e Professor Convidado dos Programas de MBA da FIA
http://www.josericardonoronha.com.br
Muito bom o tema abordado, é importante é você manter o cliente dizendo não com classe, seja qual for a condição em que você se encontra. Transparência no processo é tudo! Abraco, boas vendas…
Querida Maria Elvenia,
Transparência e honestidade são atributos fundamentais de existência do vendedor, como você tão bem disse.
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Um grande abraço,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante, Professor e Consultor
http://www.josericardonoronha.com.br
Fantastico. Parabéns Zé Ricardo.
Obrigado mesmo amigo Vagner!
Abraços,
José Ricardo Noronha
http://www.josericardonoronha.com.br
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Com certeza a nossa personalidade de vendedor fica sobre pressão com o “não” e nada melhor que aprender técnicas sobre o assunto.
Olá Rosangelo! É isso aí amigo! Sem o bom domínio das melhores técnicas será cada vez mais difícil vender!
Abraços e boas vendas!
José Ricardo Noronha | http://www.paixaoporvendas.com.br