Penso que você que lê este artigo e trabalha com vendas corporativas de alta performance vai concordar comigo que nunca vivemos tempos tão desafiadores como agora, não é mesmo?
Temos de um lado clientes cada vez mais exigentes, bem informados, sofisticados, frios em seus processos de compra e repletos de boas opções de produtos, serviços e soluções à sua frente.
De outro, temos concorrentes cada vez mais agressivos e que muitas vezes “topam” entrar na tão famigerada e perigosa “guerra de preços” que ao final do dia só atrapalha no tão vital processo de criação de empresas e negócios mais saudáveis, sustentáveis e com boas margens de rentabilidade.
Se você se identificou com o rápido cenário acima descrito, este provocante artigo é para você!
No mundo das vendas consultivas de alta performance, que não por acaso é um curso que tem impactado as vendas de muita gente no Instituto VendaMais, um dos elementos mais essenciais dos profissionais de grande destaque é exatamente a sua capacidade singular de desafiar o “status quo” dos seus clientes e potenciais clientes.
“Status quo”, de forma bastante resumida e simplificada, pode ser aqui traduzido por “zona de conforto”. Sim, muitos clientes e prospects não têm se movido dos lugares onde estão e poucos têm se arriscado mesmo diante de um mercado com mudanças tão acentuadas e aceleradas.
E este “conformismo” com a situação atual em que se encontram em muito se justifica pelo fato de se sentirem bastante confortáveis com os produtos, serviços e soluções que consomem em suas empresas e que a seus olhos “são satisfatórios e adequados” às demandas e necessidades de suas empresas. Conformismo também que se explica pela (me desculpem pela sinceridade) incompetência dos profissionais de vendas.
Pesquisas comprovam que apenas 10% dos vendedores B2B (entre empresas) conseguem comunicar a proposta de valor de suas empresas, o que faz com que 9 em cada 10 conversas que os clientes e prospects tenham conosco não tenham sequer gerado neles um interesse maior em entender melhor o posicionamentos, atributos, características e benefícios das nossas soluções.
E o que ainda pior, muitas empresas e executivos não têm se movido com a velocidade que o mercado exige por não terem encontrado à sua frente profissionais de vendas que os tenham provocado e gerado neles o tão essencial desconforto que os faça pensar sobre necessidades e desafios ainda não considerados.
Como é que é Zé?
Necessidades e desafios ainda não considerados! Sim, é isso mesmo.
Para gerar desconforto, os profissionais de vendas de alta performance precisam ter a capacidade singular de entender profundamente o negócio dos seus clientes e públicos alvo para enxergar oportunidades de vendas que estejam de fato alinhadas às necessidades e desafios que sequer foram ainda identificados pelos clientes e prospects.
A partir da detecção destas necessidades e desafios ainda não considerados pelos próprios clientes, é chegada a hora de compartilhar com eles insights e informações preciosas e relevantes que os façam entender que os produtos, serviços e soluções que temos em nossos respectivos portfólios se encaixam perfeitamente neste cenário e o que provocará neles o desejo de nos ouvirem com maior atenção e consideração à proposta de valor das nossas empresas.
Processos complexos sim, mas perfeitamente possíveis!!
Vender mais e melhor no cada vez mais complexo mundo das vendas consultivas de alta performance será tarefa cada vez mais árdua e somente possível aos profissionais incrivelmente bem preparados.
Se você quer fazer parte deste seleto grupo busque se aprofundar mais sobre as melhores e mais comprovadas técnicas de vendas específicas para vendas de alta complexidade.
Surpreenda-se com o Curso de Vendas Consultivas de Alta Performance que foi criado por mim e pelo meu amigo e parceiro Raul Candeloro com um propósito absolutamente claro: ajudar e servir profissionais de vendas consultivas a se tornarem campeões de vendas!
Estamos certos que este fascinante Curso vai minimamente te incomodar bastante e te dar condições muito melhores de provocar e desafiar o “status quo” dos seus clientes!
Nos vemos no VCAP!!
Abraços!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br