Muito se tem falado sobre a velocidade das mudanças no mundo corporativo. Os clientes e suas respectivas necessidades e desejos mudaram, os nossos concorrentes mudaram, as ferramentas tecnológicas mudaram e as perspectivas econômicas mudaram.
E muitas vezes neste processo de “reinvenção” que muitas empresas têm mergulhado para continuarem a crescer de forma sustentávels, 3 elementos que continuam importantes e serão cada vez mais essenciais merecem absoluto destaque:
1. Propósito: aproveite este momento de crise para revisitar o seu propósito pessoal e também o propósito real de existência da sua empresa.
Diante de clientes cada vez mais exigentes, bem informados e muito mais orientados e ávidos a se relacionarem com organizações com as quais verdadeiramente se identifiquem e que genuinamente se interessem em bem lhes atender e encantar, ter um propósito grandioso é mais do que nunca fundamental!
Empresas com propósito real e bem definido têm um poder quase que magnético para atrair novos e talentosos profissionais e, consequentemente, inúmeros novos clientes.
Elas também têm uma facilidade muito maior em se aproximar e melhor entender as necessidades existentes – e, principalmente, as não existentes – do seu público-alvo. E, além disso, geram muito mais valor a todos os stakeholders a ela conectados (clientes, fornecedores, investidores e à sociedade em geral).
Pego aqui emprestado um precioso ensinamento do excelente livro “Propósito”:
“Quando o propósito guia, o lucro acompanha”.
Mãos à obra: revisite ainda hoje o seu propósito e o propósito de existência da sua empresa!
2. Performance: incremente o quanto puder seus processos, dando ênfase à criação de uma empresa que tenha uma cultura de alta performance, que seja coesa em torno de seu propósito e que tenha uma visão inspiradora de longo prazo.
E, por alta performance, entenda-se uma organização que tenha metas claras em todas as áreas, que privilegie a meritocracia e que genuinamente tenha seus clientes e públicos alvo como centro de sua estratégia.
E tudo isso só se faz possível com uma cultura obsessivamente focada na boa execução, buscando de forma incansável aumentar a produtividade ao fazer cada vez mais com cada vez menos.
Outra dica muito legal: coloque em prática a partir de já a “estratégia dos 3 Ms”: faça mais (maiores vendas, melhores margens etc.), com menos (menos recursos) e melhor que seus concorrentes
3. Pessoas: para reinventar uma empresa é fundamental investir nas pessoas. E, para se reinventar, é crucial investir em você mesmo.
Quando falo em investir em pessoas e em você mesmo me refiro ao investimento vigoroso nas habilidades relacionais (chamadas de “soft skills” e que têm mais ligação às atitudes, aos comportamentos e à chamada e cada vez mais valorizada Inteligência Emocional ou QE – Quociente Emocional) e nas habilidades técnicas e intelectuais (chamadas de “hard skills”, que possuem maior ligação ao conhecimento técnico, aos treinamentos formais e ao conceito de QI – Quociente Intelectual).
QI (Quociente Intelectual) + QE (Quociente Emocional) é a “fórmula de sucesso” que lhe permitirá brilhar ainda mais em tempos desafiadores e de aceleradas mudanças.
Propósito, Performance e Pessoas: eis os três pilares essenciais para se reinventar e para reinventar sua organização nestes tempos de maior complexidade, mudanças aceleradas e de gigantescas oportunidades aos profissionais e empresas bem preparados.
Quem não mudar, ficará para trás! E quem não atentar a estes 3 Ps terão uma dificuldade cada vez maior para se manterem competitivos.
Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe com seus amigos, líderes e liderados que possam se beneficiar desta tão importante reflexão sobre estes 3 Ps.
Um grande abraço e ótimas vendas!!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br