Penso que você há de concordar comigo que vivemos em um mundo de iguais onde todos querem ser diferentes e não sabem como fazê-lo. Sim, neste mundo cada vez mais social, interativo e repleto de ofertas concorrentes aos nossos produtos, serviços e soluções os empresários, líderes e profissionais das mais diversas áreas e mercados tem perdido o sono em busca de diferenciais competitivos que tornem suas empresas, produtos e ideias genuinamente diferentes e destacados.
E a busca por tais diferenciais competitivos passa por elementos que de tão fundamentais que são, muitas vezes acabam sendo negligenciados por todos nós. E hoje, quero me debruçar sobre três destes elementos, que já foram inclusive muitas outras vezes abordados aqui neste Blog: Paixão, Propósito e Simplicidade, pois as empresas e os profissionais que tem paixão pelo que fazem, que tem um propósito claro de existência e que tem adotado a simplicidade como mola mestra de sua existência tem se destacado e não por acaso tem criado diferenciais competitivos que as protegem da miríade de ofertas de produtos e serviços cada vez mais similares ou iguais.
As mais importantes publicações de negócios e carreira do Brasil (Exame – Edição 1047 e Você S/A – Edição 183, ambas editadas pela Editora Abril) dedicaram em suas últimas edições extensas e muito bem formuladas reportagens um espaço bastante substancial a estes três elementos. E este destaque definitivamente não acontece por acaso.
O mundo passa e sempre passará por mudanças significativas representadas por novas tendências, novos modismos e novas ofertas. No entanto, alguns componentes foram, são e sempre serão absolutamente essenciais ao sucesso de qualquer negócio e tais componentes ou pilares fundamentais de existência são:
Paixão: defendo com todas as forças do mundo a importância da Paixão pelo que se faz. Paixão por ajudar. Paixão por oferecer ao mundo produtos e serviços melhores que façam a diferença na vida dos clientes e que impactem positivamente o mundo. Paixão por servir aos clientes e à sociedade. Paixão ou simplesmente Tesão por tudo aquilo que você e sua empresa fazem! Sim, isso mesmo, Tesão!!
Recorro aqui ao gênio Steve Jobs que nos ensinou como transformar clientes em verdadeiros embaixadores da marca e também como criar dispositivos que até então não haviam sido imaginados por ninguém : “People with passion can change the world for the better” (“Pessoas com paixão podem mudar o mundo para melhor” em tradução livro). É isso mesmo! É preciso ter Paixão pelo que se faz e ter um Tesão gigante de fazer a diferença positiva no mundo!
Dicas de Ouro – Paixão: se você não tem Paixão e Tesão pelo que faz, caia fora! E se você tem uma empresa que não tem a Paixão como um dos seus pilares de existência, mude de ramo ou reformule radicalmente a missão de existência do seu negócio! Urgente!
Propósito: a reportagem principal da Revista Você S/A de Agosto de 2013 traz uma série de histórias e artigos sobre o quão fundamental é a existência do Propósito para as empresas e para os profissionais. Algumas histórias retratadas pela Você de profissionais que encontraram grande satisfação e principalmente um grande propósito no trabalho são boas fontes de inspiração para a necessária reflexão sobre a tão desejável congruência plena entre nossos sonhos pessoais e profissionais e os trabalhos que hoje desenvolvemos em nossas empresas.
O propósito de todo e qualquer negócio é definitivamente a razão maior da sua existência. Empresas sem um propósito bem definido de existência tem dificuldades extremas “dentro de casa” que passam pelos baixos índices de retenção e baixos níveis de motivação e desafios externos igualmente difíceis que incluem clientes pouco fiéis e leais às suas marcas e produtos.
E se ainda são poucas as empresas e líderes que atentaram à importância de se oferecer um grande propósito e uma grande missão de existência aos seus profissionais, também não são muitos os profissionais que já desenvolveram e que vivem de forma plena a sua “missão” e “propósito” pessoais diante do mundo. Com isso, surge a infelicidade que é impulsionada por uma vida cada vez mais atribulada e que por sua vez leva ao indesejável desequilíbrio.
Dica de ouro – Propósito: tenha um grande Propósito e seja apaixonado(a) por ele! E para você que já e Líder: ofereça um grande propósito de existência aos seus profissionais e aos seus clientes! Quão maior for o seu propósito, maior é a chance de você inspirar seus clientes, seus profissionais e o mundo como um todo!
Simplicidade: outro elemento absolutamente essencial para o sucesso em tudo o que fazemos. Não resta dúvidas que vivemos em mercados cada vez mais complexos que exigem novos produtos, serviços e ideias e igualmente novas competências, habilidades e comportamentos. No entanto, não podemos ser infectados por esta tal “complexidade” e deixarmos de lado a tão fundamental Simplicidade em tudo aquilo que fazemos. Processos, princípios e estratégias precisam ser o mais simples possíveis. Simples assim!
Questione-se o tempo todo. Se a sua estratégia só é facilmente entendida por um grupo de executivos, você tem um problema. Se os seus processos de compra e venda são excessivamente complexos a ponto de complicar a venda para seu cliente, você tem um problema. Se a sua linha de produtos e serviços é tão ampla que nem mesmo a sua força de vendas consegue ter amplo domínio sobre tudo o que pode oferecer aos seus clientes, você tem um problema. Se os diferenciais competitivos reais da sua empresa não estão claros e cristalinos na mente de todos os seus colaboradores (incluindo aqui até os cargos mais operacionais), você tem um problema. Se você e sua empresa não conhecem quem são seus clientes e principalmente que são os “não clientes”, você tem um problema. E todos estes problemas existem muitas vezes em virtude da excessiva complexidade que nos afasta da tão importante simplicidade que é exatamente o que o “Sr. Mercado” ou “Sr. Cliente” tanto aprecia.
Aliás, a Revista Exame em sua última edição (no. 1047) de Agosto de 2013 traz como reportagem de capa “A Era da Simplicidade“. Leitura mais do que recomendada! E para ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre como simplificar seu negócio, clique aqui para ler outro artigo muito bacana sobre Simplicidade.
Dicas de Ouro – Simplicidade: Ser simples não é ser simplista! Questione-se o tempo todo!
Paixão, Propósito e Simplicidade: o trio de ouro para o seu sucesso profissional e para o sucesso do seu negócio!
Um grande abraço do seu amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelos telefones (11) 4153.6889 / 98338.5300 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra, Curso ou Workshop Memorável em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus “fãs”.
2 Comments
OLÁ ZÉ RICARDO – MUITO BOM DIA.
-TÔ LIGADO EM SEUS ARTIGOS.
-SUCESSO
PARABENS PELO EXCELENTE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL.
Obrigado pelo carinho de sempre Waldemar!!