Já disse aqui inúmeras vezes e não custa repetir: “Vender é ajudar! Vender é servir!“. E se vender é ajudar e servir, quem mais ajuda não por acaso tem mais sucesso e ganha mais dinheiro!
Já compartilhei com você também a minha grande admiração pela Revista Você S/A, que todos os meses nos brinda com reportagens e artigos maravilhosos que permitem não apenas assimilar novas competências, habilidades e conhecimentos mas principalmente que provocam a tão importante e necessária reflexão sobre quais são os fatores e elementos que nos permitem construir uma carreira de maior sucesso.
Eis que na última edição da Revista Você S/A – Edição 182 me deparo com a excelente reportagem “Quem ajuda mais tem mais chances de subir na carreira” da jornalista Caroline Marino que mostra que os profissionais que mais ajudam seus colegas são os mais reconhecidos e os que tem as melhores oportunidades de crescimento. Sim, ajudar também ajuda a crescer mais rápido na carreira!
Neste ótimo trabalho, a Revista Você S/A elenca 4 atitudes fundamentais para que possamos ajudar mais nossos colegas (o que reforço sempre deve ser feito de forma genuína e legítima):
1. Estar sempre disponível: toda e qualquer empresa e todo e qualquer time é formado por habilidades complementares e estar sempre disponível para ajudar o seu colega a desempenhar uma ou mais ações que você tenha maior domínio é absolutamente fundamental para fomentar o verdadeiro espírito de time, onde um está sempre disposto a ajudar o outro tendo em vista atingir um objetivo que é comum a todos.
2. Fazer aquilo que ninguém quer fazer: a regra aqui é novamente colocar suas habilidades e dons à disposição dos seus colegas e da sua Empresa. E lembre-se que se ninguém quer fazer aquilo que você sabe e tem competência para realizar, quem perde não é apenas você e seus colegas. Quem perde é a empresa! Perde o time todo!
3. Compartilhar conhecimento: sou um grande entusiasta e defensor ferrenho de ambientes onde a informação e o conhecimento são partilhados de forma plena, cândida e constante o que cria um ambiente que se aprimora e se transforma positivamente o tempo todo. Quanto mais conhecimento você compartilha com seus colegas, mais conhecimento você também absorve dentro de um círculo virtuoso onde todos ganham e todos tem interesse real e legítimo em ajudar o outro.
Aliás, uma das mais extensas pesquisas já realizadas sobre o impacto dos modelos de performance nos processos de comunicação interna dentro das empresas realizada pela Universidade de Michigan e publicada pela Harvard Business School em 2005 detectou que as empresas que privilegiam a remuneração por performance individual tem profissionais que compartilham menos informações com seus colegas em detrimento às empresas e profissionais que são remunerados e premiados pela performance em grupo que compartilham mais informações. Em ambientes cada vez mais competitivos como os que vivemos hoje nunca o compartilhamento de informações foi tão essencial para beneficiar a companhia e também seus profissionais.
4. Saber receber: mostrar-se receptivo e pronto a ajudar os seus novos colegas é outra habilidade fundamental que permite criar vínculos cada vez mais fortes entre colegas que o tempo todo serão cobrados a produzir resultados em conjunto. Portanto, mostre-se sempre apto e aberto a dar todo o apoio aos seus novos colegas.
No mundo das vendas, todas estas quatro habilidades são absolutamente fundamentais, pois na grande maioria das vezes a enorme competência de um profissional na realização de uma tarefa específica não se converte em conhecimento para os demais colegas em virtude da não existência de uma cultura de compartilhamento e ajuda mútua onde uns ajudam aos outros o tempo todo criando times cada vez mais robustos, firmes em um propósito único e repletos do elemento mais fundamental em tudo o que fazemos: a confiança!
Sim, tenha confiança plena em seus colegas e ajude-os a atingir o seu máximo potencial. O efeito imediato desta ação é que eles também irão ajudá-lo em uma série de atividades que eles certamente tem mais competência que você. Enfim, é um jogo “win win” ou “ganha ganha“, onde todos ganham e todos se sentem satisfeitos o tempo todo em colaborar um com o sucesso do outro, lembrando que quanto mais sucesso o outro (que é o seu colega) tem, mais sucesso você também terá! O conceito parece e de fato é bastante simples! O mais complicado é colocar em prática! 🙂
Portanto, tenha confiança plena em seus colegas e ajude-os o quanto puder. O resultado vai muito além do subir mais rápido na carreira. O resultado é um sentimento pleno de satisfação pessoal por ajudar ao próximo e ajudar a fazer sua Empresa e seus clientes ainda melhores.
E você tem ajudado sempre os seus colegas colocando seus dons, talentos e pontos fortes à disposição deles o tempo todo?
Um grande abraço do amigo que sonha em sempre te ajudar!
José Ricardo Noronha
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