Vivi hoje um dos dias mais felizes e intensos da minha vida! Toda esta felicidade e intensidade foram provocados por estes dois grandes presentes que Deus deu a mim e à minha Esposa: as nossas duas princesas. Dois seres puros de coração e que chegaram a este mundo para completar a nossa vida, para iluminar os nossos caminhos, para encher nossos corações de paz e coragem, para nos fazer crescer como seres humanos que se doam de coração, corpo e alma e para entendermos a grandiosidade da paternidade, um dom realmente divino.
Ao longo de todo o dia refleti muito sobre a paternidade, pois como filho sempre enxerguei em meu Pai a figura do herói máximo e a figura do grande exemplo a ser seguido por todo o sempre. Ao refletir sobre isso, e acima de tudo lembrar-me com tanto amor e saudade dos inúmeros ensinamentos deixados por meu Pai, lembrei-me que hoje eu e a Evelise somos as grandes referências para as nossas duas filhas. Trata-se sem dúvidas de um desafio e tanto, pois mesmo com referências excepcionais como as que tivemos de nossas famílias, não temos como assegurar que seremos bons Pais. Por isso mesmo, a nobre tarefa de ser Pai e Mãe é tão fascinante, pois cada dia de nossas vidas se traduz em uma nova oportunidade para transmitirmos valores, princípios e principalmente novas e reiteradas provas de amor, dedicação e carinho.
Pensei e rezei bastante hoje para os meus inúmeros amigos que, como eu, também receberam de Deus o dom da paternidade. Mas, devo confessar que ao me preparar para ligar para cada um deles, deparei-me com a certeza de que a despeito das minhas melhores intenções eu não conseguiria alcançar a todos como o meu abraço fraterno e emocionado. Sim, emocionado, pois hoje eu chorei desde a hora que acordei até agora, quando escrevo este texto onde tento traduzir sentimentos e transferí-los para a “página” toda branca e que sempre me desafia a preenchê-la com palavras que transmitam com eficiência e verdade as mensagens que tanto interesse tenho em compartilhar com vocês meus irmãos.
Emoções imensas em um dia intenso, onde sentimentos tão fascinantes como carinho, amor e gratidão misturam-se a outros tão nobres quanto como a saudade imensa do meu querido Papai. Emoções que se tornam ainda maiores quando vemos os olhos brilhando dos nossos filhos vindo nos abraçar, beijar e desejar “Feliz Dia dos Pais“! Beijos, abraços e mimos que trazem consigo olhares afetuosos e singelos e que são capazes de nos levar a nocaute em questão de segundos.
Por tudo isso e muito mais, decidi prestar uma homenagem a todos os Papais amigos, os quais com muita satisfação, gratidão e orgulho eu tenho a graça de conviver, aprender e dividir alegrias e tristezas. Papais amigos, Feliz Dias dos Pais. Espero que o Dia de vocês tenha sido fantástico e iluminado, do início ao fim, assim como está sendo o meu.
Ser pai é uma dádiva de Deus! Ser pai é um dom divino! Ser Pai é algo indescritível!
Obrigado a Deus pela confiança e às minhas filhas e à Evelise pelo Dia inesquecível que vocês prepararam para mim! Vocês são a razão da minha existência!
Um grande beijo em todos os meus amigos que são Papais! Feliz Dia dos Pais!!!
José Ricardo Noronha
Obs.: Este texto foi escrito em 2008, mas reflete 100% o meu momento e a intensidade das emoções que tive hoje novamente.
Natal de 2000 em São João da Boa Vista.