Você já parou para pensar que tem uma marca pessoal? Todos nós temos! E quais são os atributos que o/a tornam realmente único/única no mercado diante de tantos concorrentes? Pois é, em tempos de uso cada vez mais intenso das mídias sociais, é fundamental que você trabalhe bem sua marca pessoal “online” e “off-line” também.
Se você ainda não ouviu falar em “Personal Branding”, eu recomendo que você busque mais informações e novos conhecimentos que permitam construir uma estratégia de marketing pessoal para viabilizar a venda, com sucesso, do seu melhor produto: você mesmo!
Especialmente para vendedores como você e eu, aqui incluídos todos aqueles que ainda não perceberam que são sim ao final do dia “vendedores de si mesmos”, a estratégia de criação de uma marca pessoal passa pelo pleno entendimento das suas grandes competências, talentos e dons (pontos fortes) e das características singulares que o/a diferenciam da multidão, que serão os grandes responsáveis pela criação da sua marca pessoal, diferenciada, poderosa e única no mercado.
Um primeiro passo que indico a você é identificar os seus pontos fortes e trabalhar com inteligência para maximizá-los. Aliás, no processo de construção da sua marca pessoal penso ser um grande desperdício de tempo focar em seus pontos fracos, pois eles nunca se transformarão nos diferenciais competitivos que o/a tornarão único/a no mercado.
O mestre Peter Drucker nos ensinou que “a verdadeira excelência é alcançada somente quando é possível colocar os pontos fortes em ação”. E o aclamado guru Jim Collins nos explica que o processo de identificação das nossas principais competências e talentos (pontos fortes) passa pelo pleno entendimento das áreas em que, por mais que nos esforcemos nunca teremos a chance de sermos os melhores.
Resumidamente: quando identificamos nossos pontos fortes que permitem nos tornarmos os melhores naquilo que fazemos, o tempo e a energia gastos na identificação e na melhoria das fraquezas são absoluto desperdício.
Uma vez identificados os seus pontos fortes (se você ainda não os conhece e/ou não os identificou corretamente, peça o feedback mais cândido possível aos seus colegas, líderes e familiares sobre as competências únicas que eles enxergam em você), o segundo passo é conectá-los à sua “marca pessoal”. Se você é, por exemplo, um exímio entendedor de técnicas de vendas consultivas em mercados complexos (B2B) as informações a seu respeito nas principais mídias sociais (Linkedin, Facebook, Twitter etc) e nos mais importantes serviços de busca (Google, Bing etc) precisam refletir com consistência este atributo. Portanto, faça uma pesquisa aprofundada na Internet para ver se as mensagens e atributos conectados à sua imagem estão de acordo com os seus objetivos de construção da sua “marca pessoal” que deve ser absolutamente única e memorável.
Outros componentes absolutamente essenciais à construção da sua marca pessoal são: consistência (as mensagens por você transmitidas precisam ser consistentes e aderentes às suas crenças, princípios e valores), autenticidade (seja sempre você mesmo), poder de influência (saiba influenciar de forma positiva a vida das pessoas que conhece e use o seu networking com inteligência – saiba ser sempre interessante, sem ser interesseiro) e visibilidade (torne a sua marca conhecida ao participar de forma ativa de eventos, congressos e blogs dentro da sua respectiva área de atuação).
Aliás, o processo de criação e fomento da sua marca pessoal tem um objetivo ainda maior: cuidar do seu principal ativo que se chama credibilidade. Portanto, não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a investir na principal e mais importante marca do mundo: Você mesmo!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
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13 Comments
Gostei muito do texto. Vou investir nos meus pontos fortes, identificando-os com cuidado. Concordo que o primeiro passo de tudo é o auto-conhecimento. Um abraço.
Querida Maria das Graças, fico contente que tenha gostado. Espero poder contar sempre com o prestígio da sua visita ao meu site.
Um grande abraço e sucesso!
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante e Professor Convidado dos Programas de Pós Graduação da FIA
http://www.josericardonoronha.com.br
Ola Jose Ricardo,
sempre acompanho seus comentarios e dicas. Achei este artigo muito interessante, pois nos leva a pensar em algo que pode tornar-se em uma descoberta fascinante para muitos : o seu proprio valor, seu talento melhor e qualidades desconhecidas. Valeu pela dica. Deus te abençoe e tenha um bom final de semana.
Querido Andre Luiz,
Fico super contente que tenha gostado. Espero poder contar sempre com o prestígio da sua visita ao meu site. Que Deus o ilumine em tudo!
Um grande abraço,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante e Professor Convidado dos Programas de Pós Graduação da FIA
http://www.josericardonoronha.com.br
Excelente texto!
Você é uma daquelas pessoa que têm a bondade e a verdade nos olhos!
Parabéns!
Excelente texto!
Você é uma daquelas pessoas que têm a bondade e a verdade nos olhos!
Parabéns!
Querido Marco Aurélio,
Muito obrigado mesmo! Conte sempre comigo para te ajudar a brilhar e ter muito sucesso.
Um grande abraço!
José Ricardo Noronha
http://www.josericardonoronha.com.br
http://www.facebok.com/josericardonoronha
Muito bom, excelente! sinto me contagiado com as informações! em especial o valor da marca pessoal. Somos capazes de fazer uma história de muito sucesso!
Abraços
Fico super feliz mesmo que tenha gostado Deurivan!!
Sucesso e boas vendas para você amigo.
Abraços,
José Ricardo Noronha
http://www.paixaoporvendas.com.br
O texto ficou excelente,gostaria de saber como posso ter mais acesso a temas relacionados como esse.Incentiva e nos proporciona um auto-conhecimento principalmente no aspecto profissional o que fará com que possa ter algo de diferente com relação aos outros candidatos.
Oi Vanderson,
Fico muito feliz mesmo que tenha gostado! Outros inúmeros artigos, você encontra aqui no Blog mesmo (www.josericardonoronha.com.br/artigos) e no meu Site (http://www.paixaoporvendas.com.br/noticias).
Sucesso e boas vendas para você!!
Abs.
Zé | http://www.paixaoporvendas.com.br
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