Eu preciso já lhe dizer que escrevo este artigo com muitas lágrimas no rosto!
Cheguei em São Paulo há pouco mais de 30 anos. Na bagagem do franzino jovem da pacata e incrível São João da Boa Vista – onde cheguei a ser “usado” no Colégio onde estudava como “exemplo claro de fracasso no futuro” – , além de muita vontade de trabalhar, muitos – mas muitos! – sonhos mesmo! Um deles? Virar alto executivo. 🙂
Os primeiros 7 anos em São Paulo foram muito bacanas. Eis que a empresa que eu trabalhava quebrou e eu quebrei com ela. Diante disso, me vi forçado a buscar novas alternativas que literalmente não me deixassem passar fome. Foi aí que virei vendedor, ou melhor, representante comercial. E frise-se: por absoluta necessidade e sem nunca ter vendido absolutamente nada até então em toda a minha vida!
O início em vendas foi frustrante e apaixonante ao mesmo tempo. Eu falava muito, ouvia pouco e ainda achava que estava abafando. Conhece algum vendedor assim??
O resultado disso tudo? Vendas pífias nos primeiros meses e anos. E foi a partir daí, já apaixonado pela área de vendas, que comecei a estudar. Ou melhor, foi a partir daí que comecei a estudar muito!
Aos poucos, fui – com muito trabalho, com muito estudo e muita superação – crescendo aos trancos e barrancos sempre tendo ao lado a figura super forte e parceira da minha amada esposa que comigo passou poucas e boas que só nós dois sabemos, não é mesmo amor?
De representante comercial virei vendedor de uma multinacional que é hoje uma gigante no mundo da Educação Digital. Lá com os bons resultados construídos, virei gerente. De lá, fui contratado por outra empresa global também de Educação Digital que chegava ao Brasil para liderar sua área comercial.
Ao longo da quase década que lá fiquei, consegui ao lado de uma equipe super competente e visceralmente comprometida transformar a operação brasileira na maior operação do mundo. Com estes bons resultados, virei Diretor da empresa no Brasil. Tempos depois, a empresa foi comprada pelo maior grupo de Educação do mundo em uma operação multimilionária.
Eis que no auge de uma carreira consolidada em vendas, tomei a decisão de que era hora de transformar o grande sonho de empreender em realidade. Pedi demissão no auge da carreira e decidi virar empresário no mesmo setor que me dediquei quase que a vida inteira: o da Educação. Decidi que era a hora de virar “Professor de Vendas” e compartilhar a minha jornada de quase 2 décadas dedicadas única e exclusivamente à área comercial com muita gente.
Foi uma decisão abençoada por Deus! Vários dos clientes que já me conheciam me contrataram sob a seguinte premissa: “se você for tão bom para ensinar vendas quanto era para vender, você irá nos ajudar e muito“. E foi exatamente isso o que aconteceu. Virei Professor de Vendas de algumas das maiores e mais incríveis empresas do Brasil e do mundo, sendo que algumas delas já fizeram mais de 100 treinamentos conosco!
Virei também Professor de MBA da FIA Business School, uma das melhores escolas de negócios do mundo e onde tenho recebido incontáveis prêmios de “Excelência Didática em Educação Corporativa”.
E caminho para o final deste longo texto com os olhos ainda marejados ao receber hoje em primeira mão alguns dos mais de 10 cursos que já gravei em parceria com os queridos amigos do UOL EdTech, a maior empresa brasileira especializada em EAD – Experiências de Aprendizagem Digital, onde desenvolvemos em conjunto a mais completa coleção de cursos online de vendas para o mercado corporativo: a nossa querida “Sales Academy” que faz parte dos Cursos Sapiência 2022.
Ao assistir aos cursos, lembrei-me como se fosse hoje, dos muitos momentos que nos faltou tudo, menos a fé inquebrantável em Deus. Lembrei-me por exemplo de quando eu e minha esposa chorávamos juntos por não poder pagar as tantas contas que tínhamos à nossa frente e das incontáveis vezes que sequer tínhamos dinheiro para pegar o ônibus circular que nos levava do nosso apartamento até à Praça da República para que ali chegássemos ao nosso modesto escritório na Rua Barão de Itapetininga.
Lembrei-me também da chegada das nossas filhas, que são definitivamente os maiores presentes de Deus em nossas vidas!
As lágrimas escorrem pelo rosto agora mais assustado e apreensivo diante de tudo o que está acontecendo no mundo! O mesmo rosto que sempre se mostrou – mesmo nos momentos de dificuldades aparentemente intransponíveis – confiante de que ao final de tudo, tudo dará certo!
E lembre-se sempre que a despeito do que muitos vão falar de você e contra você que, ao final do dia, você é de fato o dono e a dona da sua história e que a sua história de sucesso passa necessariamente por uma combinação de muito trabalho, com muito estudo, com muita prática, com a paixão visceral pelo que você faz, com a sua vontade de impactar positivamente o mundo e com a tão crucial gratidão a Deus e pelas pessoas que te ajudaram em sua jornada!
Obrigado por me permitir de alguma forma te ajudar e te servir! Obrigado aos amigos do UOL EdTech por sempre confiarem tanto em mim!
Ah, confira o “teaser” de um dos mais de 10 cursos já gravados e entenda o porquê das lágrimas!
E se quiser conhecer mais sobre estes cursos para levá-los aí para a sua empresa, entre em contato comigo!
Que Deus nos ilumine hoje e sempre!
Boas Vendas!
José Ricardo Noronha | Um “Vendedor” com o maior orgulho do mundo!
Acompanhe-me nas redes sociais: LinkedIn | Instagram | Twitter | YouTube | Facebook
Podcast “Paixão por Vendas Show”: Spotify | Soundcloud | Apple Podcasts | Deezer
Cadastre-se para receber materiais grátis em seu e-mail: www.josericardonoronha.com.br
Palestras e Treinamentos Memoráveis: vendas@josericardonoronha.com.br
Soluções de Treinamento para o Mercado Jurídico: www.ppvlaw.com.br
Mini MBA de Vendas (um treinamento transformador que tem transformado as vendas e vidas de muita gente): www.minimbadevendas.com.br