Qual a fórmula para fazer boas negociações? Em nossas andanças pelo Brasil todo, sempre somos questionados sobre os principais “segredos” dos grandes negociadores. E nossa resposta é bastante enfática: não existem “segredos” propriamente ditos. Há, sim, uma série de elementos que corroboram para o sucesso da negociação, que, não custa lembrar, deve sempre privilegiar razoavelmente os interesses de todas as partes envolvidas.
No entanto, antes de focar nos principais elementos da negociação, que incluem criar planos A, B, C …, se comunicar com maior eficácia e ter um maior controle emocional, faz-se crucial reforçar que a base de uma boa negociação é a boa preparação.
Sim, a preparação sistemática que deve prever, dentre outros fatores, o estudo prévio das pessoas (“stakeholders”) que representam a outra parte, e o entendimento prévio dos potenciais interesses da outra parte é, sem dúvida alguma, o fator mais crucial de sucesso nas negociações de alta complexidade.
Portanto, quando não estiver bem preparado/a, nossa dica é bastante simples e até chocante: não vá para a reunião! Postergue-a para uma nova data que lhe permita preparar-se bem para dar um “show”!
Faz sentido? E, como sempre, qual é sua leitura sobre isso?
Autor:
José Ricardo Noronha
É vendedor, palestrante, professor, escritor, consultor e fundador da Paixão por Vendas. Tem como sonho e missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas, por meio do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de superação pessoal.
Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management). É professor nos Programas de MBA da FIA e do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI/SP.
Escreveu os livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”, que contam com a participação de experts como Gustavo Cerbasi, Robert Wong, Eugenio Mussak, Raul e James Hunter, entre outros. É considerado um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil.
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