Hoje minha esposa foi à uma loja de tintas para comprar alguns materiais como lixas, a tinta propriamente dita, rolos etc. Ao finalizar a compra na mesma loja onde tem comprado com bastante frequência nas últimas semanas, ela fez um pedido bastante comum em relações comerciais ao vendedor que a atendia:
– Por favor, vocês não me dariam um descontinho?
Disso surge alguém que aparentava ser o dono ou o gerente da loja e dispara:
– Por acaso a Sra. pede desconto quando a Sra. vai a um restaurante, quando vai à Louis Vuitton comprar sua bolsa cara ou quando vai comprar seu óculos?
Pasma diante de tanta gentileza, minha esposa não se conteve e respondeu:
– Primeiro, eu não vou com frequência que o Sr. imagina a restaurantes e nem sequer tenho bolsa Louis Vuitton. E o mais importante é que acredito que quando um cliente vem com frequência ao seu estabelecimento, o mínimo que o Sr. pode fazer é atendê-lo com gentileza.
Para terminar a saga, mais um acontecimento surpreendente agora protagonizado pelo vendedor que atendia minha esposa até a chegada do gentil e prestativo gerente (ou dono):
– Olha, deixa que eu dou por minha conta 0,5% de desconto para a Sra. E o mais duro “Dona” é o cliente que vem aqui “compra a loja inteira”, pede desconto e só leva o 0,5% da minha comissão.
Resultado final: o tal Gerente (ou dono) conseguiu em uma só tacada perder um cliente e ter a sua história divulgada por este Vendedor que sonha em dignificar esta profissão tão maravilhosa e nobre que ainda é infelizmente estigmatizada em virtude da existência de vendedores infelizes assim.
E você já se deparou com situações tristes assim?
Um grande abraço deste amigo Vendedor,
José Ricardo Noronha
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6 Comments
É complicado mesmo, hoje é dificil encontrarmos alguém que possar oferecer ao menos um atendimento simpatico, ontem fui a uma lanchonete aqui em minha cidade Varginha-MG, e perguntei para a moça se a empada estava quente, pois ja tinha queimado a lingua uma vez nesse lugar. Ai ela para ver se a empada estava quente ela pega a sua mão e coloca na empada, sem higiene alguma. Eu tive que sair rapidamente dali e nunca mais irei voltar, o duro que o dono é conhecido meu.
Olá Gleison,
Muito obrigado por compartilhar a sua triste experiência. Vendedores assim só atrapalham pois criam uma imagem ainda mais negativa e todos nós vendedores.
Um grande abraço,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante e Professor Convidado dos Programas de MBA da FIA
http://www.josericardonoronha.com.br
infelizmente, ja me deparei com situações, quase inacreditaveis, (uma vez foi comprar uma lembrança de natal pra uma amiga, e vi um lindo cartao musical, quando fui compra-lo o vendedor disse que aquele era de amostra e nao tinha outro igual, eu disse a ele que comprava mesmo assim, e ele me respondeu que na estava a venda e me deu as costas (pergunto se nao estava a venda pq ele deixou na vitrine?)…outra situaçao ocorreu numa loja de roupas e calçados,eu havia acabado de comprar um tenis,e vi um outro modelo que havia gostado bastante, faltava 2 reais pra completar o dinheiro dos dois tenis, entao, perguntei a dona da loja se poderia me dar os dois reais de desconto, ela entao num tom extremamente agressivo disse: -pobre é uma merda mesmo, o preço ja ta baixo, se voce quiser levar paga o que ta na etiqueta.(resultado: foi a minha primeira e ultima compra naquela loja,e sempre que alguem me pergunta sobre uma loja de roupas eu indico a do vizinho dela) pergunto: – Porque pessoas assim resolvem abrir comercios, e trabalhar com o publico se nao sabem lidar com pessoas? E o mais triste é ver pessoas que poderiam ser excelentes empresarios, nao abrirem seus proprios negocios, porque tem medo de fracassar, enquanto essas pessoas vao e montam suas lojas pra prestarem um pessimo serviço. É triste mais é verdade.
Caro Cesar,
Obrigado por contribuir com sua experiência aqui. Como é triste ver que vendedores assim ainda tem espaço no mercado.
Um grande abraço,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante e Professor Convidado dos Programas de MBA da FIA
http://www.josericardonoronha.com.br
Gostei da passagem, entretanto para maior aprendizado e já que a colocação o foi como caso familiar e concreto, favor informar:-
Após a intempestiva e absurda postura do dono ou gerente, e a tentativa desastrada do vendedor de remediar o que já estava mal, qual foi a atitude da cliente:-
a) – alertou ao “gerente” quanto a sua falta de tino comercial ?
b) – lembrou ao vendedor, que êle não resolveria o problema, abrindo mão de sua honesta e merecida comissão ?
c) – terminou a compra, ficando com a comissão do vendedor como desconto ?
d) – saiu do estabelecimento e, foi buscar quem a atendesse condignamente, na concorrência ?
e) – tendo ido em outra loja, como foi o atendimento ?
Ainda que a situação tenha sido ilustrada qual parábola, apenas para ajudar a fixar o alerta, apresento o meu comentário como mera colaboração.
Minhas congratulações pela excelência de suas palestras e ensinamentos.
Querido Alfredo, obrigado pelo seu carinho! Minha esposa pagou o valor integral da compra e certamente nunca mais irá pisar na tal loja. Aliás, esta loja “dominou” o mercado em nossa região por muito tempo, mas os proprietários se esqueceram de que diante de um mercado cada vez mais competitivo e com bons concorrentes que era necessário criar diferenciais competitivos que os mantivessem como a melhor opção de compra.
Um grande abraço deste amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante e Professor Convidado dos Programas de MBA da FIA
http://www.josericardonoronha.com.br