Estive recentemente no Sales & Marketing Conference Gartner 2018 e trago de lá diversos insights de atendimento e encantamento de clientes. Este é o maior e mais importante Evento de Vendas e Marketing para Vendas B2B do mundo!
Vamos às dicas:
#1: Entendimento é ainda mais crucial
Entender e documentar o processo de tomada de decisão do cliente já são atividades cruciais para se destacar no mundo das vendas consultivas de alta performance. Sem entender este processo, fica muito mais difícil obter resultados mais consistentes.
#2: Compra por consenso
Gostemos ou não, a “compra por consenso” veio para ficar. Diante disso, ou nos preparamos melhor para se relacionar com diferentes “stakeholders” dentro dos nossos clientes e potenciais clientes, ou ficamos para trás. Simples assim! Assustador assim!
#3: Eduque seus clientes
Diante de clientes e potenciais clientes cada vez mais informados, uma das tarefas mais cruciais e intimamente ligadas ao incremento da performance de vendas das nossas organizações é a de bem educá-los. E educá-los significa trazer novas informações e novos insights que os façam enxergar seus problemas e desafios de uma forma diferente e que efetivamente os traga ainda mais benefícios!
#4: É hora de dar show!
Este é um dos insights de atendimento e encantamento mais sensacionais que trouxe de Las Vegas. Anote este número: 17%! Trata-se do percentual que os clientes e potenciais clientes têm dedicado às reuniões presenciais com potenciais fornecedores. E quando vamos a fundo neste número, percebemos que este percentual é ainda menor levando em consideração que temos bons concorrentes. Ou seja, sem se preparar muito para brilhar na frente do cliente, a chance de sucesso é bastante limitada!
#5: Credibilidade. Relevância. Interesse. Novidade.
Componentes essenciais à construção de um novo discurso de vendas que seja altamente orientado às reais necessidades e desafios do seu cliente e potencial cliente. Questione-se o tempo todo se o seu discurso agrega estes componentes!
#6: Mudanças
Mudar comportamentos (muitos deles há muito arraigados) está longe de ser algo fácil de acontecer. Principalmente no mundo das vendas de alta complexidade. No entanto, não há mais espaço para procrastinação. Ou se investe mais e de forma inteligente nas mudanças de comportamento dos nossos profissionais e líderes de vendas, ou fica para trás. Ainda que isso soe um tanto quanto duro, esta é a nova realidade no mundo das vendas de alta complexidade!
#7: Vá por estágios e celebre!
Não se muda comportamentos do dia para a noite. Portanto, quando for adotar uma nova estratégia comercial em sua empresa, vá por estágios. Além disso, foque o tempo todo na evolução e não na perfeição. E além de monitorar as melhorias e o ROI do projeto, celebre a melhoria de cada uma das inúmeras métricas que serão impactadas com esta importante mudança em sua empresa!
#8: Fundamentos negligenciados
Mesmo diante de um mercado cada vez mais complexo e repleto de grandes desafios ainda são muitos os profissionais e empresas que têm negligenciado fundamentos básicos da venda como por exemplo assumir maior proatividade ao já sugerir um próximo passo no ciclo de vendas ao invés da postura mais reativa que se caracteriza pelo: “Fico no aguardo do seu retorno”.
Tire isso da sua frente!
#9: Lealdade não se constrói apenas com relacionamento
Pesquisas recentes da Gartner comprovam que a lealdade dos clientes não é tão impactada o quanto imaginamos pelo nível de “relacionamento” que temos com nossos clientes.
Um elemento que tem cada vez mais impacto direto no crescimento da lealdade dos clientes (especialmente no mundo das vendas de alta complexidade) é a capacidade singular que os grandes vendedores precisam ter de impactar ainda mais os negócios dos seus clientes ao trazer novas e diferentes ideias e insights. Resumidamente: “educar o cliente” com algo realmente novo é mais importante do que nunca!!
#10: Entendimento do processo de compra
Um dos pontos mais negligenciados por profissionais de vendas envolvidos em vendas de alta complexidade é não entender logo no início do processo de venda quais são as fases que o cliente percorre em seu processo de compra.
É isso mesmo: para se ter sucesso em nossos ciclos de vendas consultivas de maior complexidade é crucial entendermos as fases e etapas cruciais no processo de compra do cliente. Por exemplo: para vendas de múltiplos milhões de dólares ou reais, é bastante possível que haja um comitê executivo ou até mesmo o conselho envolvido no processo de tomada de decisão. Sem entender isso rapidamente, a chance de se ter maior controle sobre todo o processo é quase nula!
Qual é a sua perspectiva sobre isso?
#11: De mãos dadas. Lado a lado!
Diante da não linearidade no processo de compra dos nossos clientes e potenciais clientes, ajudar o cliente na sua jornada de compra e principalmente tornar esta jornada a mais simples possível passam a ser algumas das ações mais críticas e requeridas para o tão sonhado sucesso no mundo das vendas B2B!
De mãos dadas. Lado a lado! É assim que devemos agir de agora em diante no mundo das vendas consultivas de alta performance.
Gostou desses insights de atendimento e encantamento? Aproveite para compartilhar e acesse também as dicas sobre vendas e marketing.
Boas vendas!