Pode até parecer um tanto quanto paradoxal, mas a verdade é que ainda são muito poucas as empresas que se dedicam verdadeiramente aos seus clientes. Como é que é Zé? A princípio, não são todas as empresas que precisam se dedicar e focar todos os seus esforços na plena satisfação das necessidades, desejos, expectativas e sonhos dos seus clientes? Sim, com certeza, mas na prática são muito poucas as empresas que se encaixam a um dos mais modernos e eficazes conceitos de estratégia empresarial representado pelo “customer centricity”. Este conceito pode ser traduzido de forma bastante simples em “foco no cliente e foco do cliente”. Na prática, a maioria das empresas ainda está fortemente focada nelas mesmas. São as empresas “company centric”, muito mais orientadas aos seus próprios interesses e necessidades. E é aqui que se abre uma oportunidade absolutamente singular para você e sua empresa brilharem ainda mais!
Em um cenário de negócios de complexidade cada vez maior caracterizado por clientes super exigentes, concorrentes cada vez melhores e pela oferta de produtos e serviços dotados de diferenciais competitivos reais bastante frágeis (ou na maioria dos casos, inexistentes), focar todos os melhores esforços da sua empresa e do seu negócio na criação de uma cultura 100% voltada ao seu cliente e aos públicos alvo que vocês ajudam e servem nunca foi tão essencial quanto agora.
E daí vem a pergunta de 1 milhão de dólares: Tudo bem Zé, mas como é que eu faço isso? Abaixo, eu me atrevo a compartilhar com você 4 dicas fundamentais e repletas de insights para criar uma cultura de foco 100% nos seus clientes:
- Tripé Produto / Serviço / Conhecimento: não basta mais ter um grande produto para prosperar no mercado extremamente competitivo em que todos estamos inseridos. É preciso também oferecer ótimos serviços que idealmente superem as expectativas dos seus clientes. Interessante ressaltar que nem mesmo a combinação bom produto / bom serviço é suficiente para se destacar diante dos seus concorrentes. Para fazer isso e criar um diferencial competitivo difícil de ser batido e copiado é essencial fazer com que o conhecimento dos seus profissionais de vendas e de gestão sejam percebidos pelo mercado como um ponto extremamente valioso de diferenciação. E é aí que entra a necessidade do treinamento constante, que será abordado logo a seguir.
- Treinamento constante: diante do cenário de maior complexidade que hoje impera nos mais diversos mercados, treinar, capacitar, motivar e instrumentalizar seus profissionais com o que existe de mais moderno, prático, eficaz e imediatamente aplicável nas atividades cotidianas é um dos elementos mais essenciais para fomentar, criar e transformar uma cultura de excelência em sua empresa, onde tudo o que se planeja, tudo o que se produz e tudo o que se executa tenha por objetivo incrementar o tempo todo a satisfação do cliente e a sua consequente transformação em “fã”, para que ele passe a multiplicar as boas experiências vividas com sua empresa com amigos, familiares, líderes e liderados.
- Era da Experiência e da Customização: em todos os trabalhos que tenho realizado nas maiores, melhores e mais respeitadas empresas do Brasil e do mundo, tenho defendido com todas as forças a necessidade de revisitarmos as nossas estratégias competitivas tendo por mola propulsora deste processo de transformação a necessidade urgente de oferecermos as melhores e mais memoráveis experiências aos nossos clientes. E para fazer isso e criar uma empresa realmente focada no cliente, é fundamental customizar e personalizar nossos discursos e approachs de vendas para demonstrar que somos realmente os melhores e, ainda mais importante, os únicos que tem a real capacidade de solucionar os problemas dos nossos clientes ou de melhor viabilizar seus sonhos. Para se aprofundar ainda mais neste fascinante tema da “Era da Experiência”, clique aqui para fazer o download de um eBook específico e gratuito que criei sobre isso com base no excelente livro “A Economia da Experiência” da prestigiada Universidade de Harvard.
- Cultura de excelência com foco no cliente: para criar uma empresa realmente focada no cliente será preciso fomentar uma cultura de excelência que se baseie em alguns importantes pilares como: um propósito real, inspirador e engajante que seja vivido na prática por todos os seus colaboradores e percebido e valorizado pelos clientes; uma estratégia de segmentação cuidadosamente elaborada para que todos seus melhores esforços de pesquisa, produção, marketing, vendas, logística etc sejam todos pensados e executados em criar experiências memoráveis, marcantes e principalmente as mais customizadas possíveis; um discurso de vendas consultivo e desafiador focado em oferecer aos clientes o que eles realmente precisam, querem e que muitas vezes ainda não perceberam a real necessidade (aqui entra a emergente competência do saber “educar” os clientes).
Como já dá para perceber logo acima, falamos aqui de inúmeras mudanças bastante importantes. Mudanças que uma vez implementadas com sucesso irão criar um diferencial competitivo bastante difícil de ser copiado ou batido.
Se você já é líder em sua empresa, inicie hoje mesmo este processo de transformação estratégica em sua empresa. Seus clientes lhe sorrirão e seus resultados e lucros idem! E se precisar de ajuda neste processo, onde o treinamento constante se fará tão essencial, entre em contato ainda hoje com minha equipe, pois teremos enorme prazer em agendar uma reunião em sua empresa ou uma conference call para melhor entender como podemos atuar juntos na construção desta cultura de excelência com foco 100% no seu cliente!
Sucesso e boas vendas!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br