Wow, como o tempo passa rápido! Já estamos em 2014. Ano Novo, novas resoluções, novas metas e novos desafios!
E para fazer bonito em 2014 é sempre necessário repensar os seus modos de pensar e agir. Mudar nunca foi tão importante quanto agora! E neste processo muitas vezes até instintivo é fundamental questionar-se sobre as técnicas e principalmente sobre as atitudes que você tem utilizado para fazer a diferença nas suas vendas, nos seus negócios, na sua vida e na vida dos seus clientes. Se você ainda usa técnicas de 5, 10 ou 20 anos atrás ou se ainda não mudou suas atitudes de vendas, é bem possível que mesmo com todo o seu talento, habilidades e competências que você já esteja trabalhando muito mais do que fazia no passado ou que definitivamente terá que se esforçar ainda mais para conseguir superar todas as suas metas no presente e no futuro.
Digo isso, pois a deliciosa experiência que me é propiciada pela convivência diária com milhares de vendedores e vendedoras do Brasil inteiro e das mais variadas indústrias me dá a oportunidade de aprender e perceber que infelizmente ainda são poucos os profissionais de vendas que tem investido de forma vigorosa e contínua em seu desenvolvimento profissional e na mudança das suas atitudes. Diante disso, muitos deles se tornam em “profissionais ultrapassados” exatamente por não terem investido em si próprios para ampliar o seu atributo mais essencial e valioso: o conhecimento.
Dominar novas técnicas de vendas é super importante. No entanto, sempre digo que mais importante que dominar a técnica A de Abordagem, a B de Persuasão ou C de Negociação, é ter as atitudes corretas sempre pautadas em criar relacionamentos de longo prazo baseados em confiança, reputação, credibilidade, ética e honestidade.
Para te ajudar a fazer do seu Ano Novo um ano espetacular em suas vendas e em sua vida, eu compartilho abaixo 10 atitudes que enxergo serem absolutamente cruciais e determinantes para o seu sucesso:
- Paixão por Vendas: é preciso ser apaixonado por vender, se relacionar com pessoas e sempre lembrar que “Vender é Servir” e que “Vender é Ajudar” os seus clientes na resolução dos problemas e na realização dos sonhos deles. Seja (não esteja) vendedor(a), tenha paixão pelo que faz e a torne visível e tangível aos seus clientes. Todo e qualquer cliente ama se relacionar com vendedores apaixonados.
- Ajuda e amor ao próximo: Se “Vender é Ajudar” e “Vender é Servir”, ajude os seus clientes (inclua aqui amigos e familiares também) o máximo que puder, com a certeza de que quanto mais você os ajudar, mais sucesso eles terão e consequentemente mais sucesso você também terá. Para isso acontecer, coloque sempre as necessidades, expectativas e sonhos dos seus clientes (todos eles) a frente dos seus.
- Proatividade: o mundo das vendas é dos proativos, dos profissionais que fazem acontecer. Não espere que sua empresa o capacite. Corra atrás de novos conhecimentos o tempo todo. Não espere seu telefone tocar. Busque novos clientes o tempo todo, pesquisando-os o quanto puder antes de prospectá-los. Pesquise o quanto puder sobre seus concorrentes e sobre as tendências que cercam o seu mercado. Quanto melhor for o seu entendimento, melhor preparado estará para vencer.
- Persistência: especialmente na área de vendas, ser persistente é absolutamente crucial para alcançar o tão sonhado sucesso. Sonhe sempre grande com a certeza de que quão maior for o seu sonho, mais terá que trabalhar e mais perseverante terá que ser para enfrentar as inevitáveis dificuldades que certamente aparecerão à sua frente. Persista e persevere.
- Resiliência: mantenha-se firme e forte diante dos grandes obstáculos e da pressão e estresse que certamente acontecerão em muitos momentos da sua jornada. Por mais duras que forem as “pancadas” que sofrer ao longo da sua trajetória, busque voltar ao seu “estado natural” o mais rápido que puder sempre tendo extraído alguma lição importante que o ajude evitar novas quedas ou novos problemas.
- Positividade e Otimismo: em tudo o que fizer, transpire otimismo (sem deixar de prestar a devida atenção à realidade que o cerca) e positividade em tudo o que fizer. Ninguém gosta de se relacionar e comprar de gente pessimista e negativa. Bom humor e disposição em ajudar continuam sendo características essenciais dos profissionais de sucesso.
- Humildade: tenha a humildade de entender que há sempre espaço para melhorar. Leia muito e tenha curiosidade de conhecer novas áreas, novas pessoas e pontos de vistas divergentes dos seus. Saiba pedir desculpas e oferecer a devida reparação pela sua falha. Questione suas suposições, valorize as posições contrárias às suas e aprenda a aprender.
- Coragem: para se distanciar de tudo o que não lhe dá prazer e de tudo o que lhe é custoso para o corpo e para a alma. Coragem para tirar do papel e da cabeça o seu grande sonho e torná-lo realidade. Coragem para dizer adeus aos seus clientes que só lhe trazem problemas. Coragem para dizer “obrigado e até mais” ao seu atual empregador, onde você não está feliz. Coragem para mudar hoje e sempre.
- Foco: Descubra seus três círculos. 1o. Encontre aquilo que você tem verdadeira paixão. 2o. Quuestione-se se na sua paixão você pode ou não ser o/a melhor do mundo. 3o. Entenda se o mercado está disposto a pagar por esta sua paixão. Quando se tem o encontro destes três círculos, foque todos os seus esforços para fazer o(s) grande(s) sonho da vida acontecer. E nunca deixe que nada te desvie do Foco no Resultado que precisa (e vai) atingir.
- Tirar a bunda da cadeira: com o pedido antecipado de desculpas pelo linguajar não apropriado mas aqui perfeitamente aplicável, é preciso parar de sonhar e começar a fazer. De nada adianta planejar muito e não colocar em prática a estratégia que lhe permitirá fazer o grande sonho da sua vida acontecer. Pare de sonhar e comece ainda hoje a realizar.
2014: o ano da Atitude! Incremente e amplie o seu repertório de Técnicas de Vendas o quanto puder, mas tenha sempre a certeza de que são as atitudes que fazem e sempre farão a diferença nas suas vendas, na sua vida e na vida dos seus clientes.
Sucesso em 2014 e em todos os anos seguintes!!
Um grande abraço do seu amigo vendedor,
José Ricardo Noronha
Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelos telefones (11) 4153.6889 / 98338.5300 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra ou Curso Memorável de Vendas em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus “fãs”.
2 Comments
PREZADO ZÉ RICARDO-BOA TARDE.
-MEU COMENTÁRIO É : PARABENS ; PARABENS MESMO – EXCELENTE
Que legal saber que gostou amigo Waldemar!
Sucesso para você em 2014!
Abraços,
José Ricardo Noronha
http://www.josericardonoronha.com.br