A semana passada marcou a realização de mais uma Semana Global do Empreendedorismo, que é o maior movimento empreendedor do mundo. Aqui no Brasil foram milhares as atividades e eventos em torno deste tema que é hoje responsável pelo sonho de nada menos que 60% dos universitários brasileiros, segundo dados recentes da Endeavor, entidade que promove um trabalho simplesmente maravilhoso que tem por objetivo promover a capacitação e o fomento do espírito empreendedor no Brasil.
Na SGE, tive a honra de fazer uma Palestra na Unicamp para alunos e empreendedores dos mais diversos cursos, formações e com os mais variados sonhos. Devo confessar que muito me emociona poder levar a minha paixão e conhecimento sobre o fascinante mundo das Vendas para jovens que tem aquele brilho nos olhos tão característico daqueles indivíduos únicos que querem mudar e impactar positivamente o mundo, e que alguns deles certamente o farão em um futuro não tão longínquo.
No entanto, há algo que ainda me assusta e muito! Por mais incrível que possa parecer, são muito poucos os jovens que já atentaram à importância fundamental de se aprofundar o conhecimento sobre a ainda estigmatizada área de Vendas. Parte disso se deve à negligência da Academia à área de Vendas, o que para mim é um grande contrassenso. Outra parte se deve à pouca atratividade que a carreira de Vendedor ou Vendedora profissional exerce na vida e nas decisões dos jovens brasileiros.
Por mais brilhante e viável que seja uma ideia para um pequeno, médio ou grande empreendimento, ela irá prescindir de pessoas muito apaixonadas, muito capacitadas e muito conhecedoras das principais habilidades, atitudes e comportamentos que caracterizam os Vendedores Vencedores para que consigam desta forma vender suas ideias, produtos, serviços e soluções e assim transformar seus grandes sonhos em realidade.
Sim, o principal elemento responsável pela transformação do sonho do empreendedor em realidade chama-se Venda! Se o produto, serviço ou solução não tiver viabilidade comercial, o empreendimento irá fracassar e engrossar a lista das micro e pequenas empresas que fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida (dados do Sebrae, que é outra fonte fantástica para a ampliação e a aquisição de inúmeros novos conhecimentos para os milhares de empreendedores brasileiros).
Todo bom empreendimento carece de uma série de componentes que incluem dentre outros:
É interessante revisitar cada um dos pontos acima e buscar uma conexão de cada um deles com a seguinte questão: “Esta ideia, produto ou solução tem potencial de venda e a minha proposta única de valor (USP – Unique Selling Proposition) é realmente única?”
Se a resposta for incerta ou se os questionamentos forem maiores do que a certeza de que aquele empreendimento x ou y poderá de fato mudar o mundo, ajudar milhares de pessoas a realizar seus sonhos e solucionar seus problemas, daí meu/minha caro(a) amigo(a) sonhador(a) e empreendedor você tem um grande problema!
Já disse isso aqui e agora reforço: você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se ela não tiver viabilidade comercial ou se você não souber como transformá-la em um grande sucesso de vendas, o seu empreendimento estará fadado a deixar de existir.
Por isso mesmo, eu reforço uma vez mais o quão fundamental é a Área de Vendas para todo e qualquer empreendimento seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Busque sempre aprimorar os seus conhecimentos sobre as habilidades, técnicas, comportamentos, tendências e novidades que estejam relacionadas ao mundo das Vendas. Compre livros, participe de palestras e cursos, converse com especialistas, use a Internet com sabedoria para ampliar seus conhecimentos sobre vendas e acima de tudo seja sempre o grande Vendedor da sua ideia e do seu sonho!
Aliás, uma dica que sempre dou em minhas aulas e palestras: Não “esteja” Vendedor! “Seja” Vendedor!
Boa sorte e ótimas vendas!
Um grande abraço,
José Ricardo Noronha – Vendedor
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