O Estadão de Domingo da semana passada (20/05/2012) trouxe como reportagem principal do seu Caderno de Empregos o artigo “Caça de Talentos na Área Comercial” (clique aqui para ler a reportagem na íntegra), que trata do fenômeno cada vez mais perceptível da falta de bons profissionais nas áreas comerciais de empresas dos mais diversos portes.
Pesquisa realizada pela consultoria Right Management apontou que nada menos que 32,8% das oportunidades de emprego ofertadas em abril eram para a Área de Vendas. Mesmo com tantas vagas abertas, as empresas ainda enfrentam dificuldades extremas para preenchê-las com bons profissionais. Isso ainda se deve à baixa qualificação profissional e à falta de preparo dos profissionais de vendas para brilhar em um mercado cada vez mais recheado de grandes oportunidades, mas também muito mais exigente no que tange às qualificações e competências exigidas dos vendedores.
Diante da escassez de profissionais de ponta neste mercado competitivo e complexo que vivemos, os vendedores talentosos tem sido cada vez mais disputados o que força as empresas a adotarem estratégias de remuneração e benefícios ainda mais agressivas para não perderem seus melhores profissionais. Neste cenário emerge a importância do treinamento e capacitação constantes para incrementar e ampliar os conhecimentos técnicos e comportamentais das equipes de vendas e para formar novos vendedores.
A reportagem do Estadão também divulgou a mais recente Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online (vide imagem abaixo), que deve servir como impulso ainda maior a todos aqueles que ainda não atentaram à fundamental importância da área mais essencial e vital à existência de qualquer empresa: a nossa querida Área de Vendas!
E o Ministério da Saúde adverte: Vendas é viciante e faz bem à saúde e ao mundo todo!
Parabéns ao Estadão, à Catho e à Right Management pela brilhante reportagem!
Um grande abraço e ótimas vendas!
José Ricardo Noronha