Sou um apaixonado pelo mundo da Educação Corporativa. Como um vendedor dedicado há quase 14 anos a esta fascinante área, tenho percebido que o mundo da capacitação executiva passa por um momento de profundas transformações. Transformações que refletem o mundo em mudança constante e acelerada que vivemos e onde a Internet e as Redes Colaborativas desempenham um papel de grande destaque.
Sim, o mundo tem mudado rapidamente e exigido especialmente das grandes organizações multinacionais e transnacionais uma rápida capacidade de adaptação onde o treinamento formal, que continua imprescindível, se alia ao treinamento informal e à efetiva colocação dos conhecimentos adquiridos à prática cotidiana, que juntos resultam em uma boa e azeitada estratégia de gestão do conhecimento. Falo aqui do modelo mais moderno de aprendizagem corporativa já adotado por gigantes multinacionais como Caterpillar, HP, PwC e Walmart e gigantes nacionais como a Natura, que é o modelo 10 / 20 / 70 ou 70 / 20 /10.
E o que vem a ser modelo 10 / 20 / 70 ou 70 / 20 / 10? Resumidamente é o modelo onde 10% do treinamento corresponde aos modelos formais de aprendizagem representados pelas salas de aula e cursos regulares (que se mostram inflexíveis, caros e quase impossíveis de serem replicados em larga escala), 20% que corresponde à interação com outras pessoas (conversas e networking) e onde 70% do conhecimento se dá através da prática e experiência.
Sabendo que a capacidade de retenção cerebral é bastante limitada (estudos comprovam que nós perdemos 50% das informações adquiridas em 1 hora se não praticarmos o conceito aprendido), as empresas precisam criar modelos de aprendizagem que privilegiem o bom equilíbrio entre as metodologias formais de aprendizagem (10%), às interações entre seus funcionários (relacionamento) cada vez mais facilitadas via inúmeras ferramentas de tecnologia e a efetiva colocação em prática (experiência) dos conceitos aplicados em sua vida cotidiana.
Neste cenário, qual é o papel que redes colaborativas de aprendizagem podem desempenhar? Pensando especialmente no Brasil, onde quase 1/3 do tempo médio gasto pelo usuário de Internet está concentrado nas redes sociais, que as soluções colaborativas de aprendizagem que permitam a interação real e a efetiva troca de informações e conhecimentos representam um novo e potente recurso que as grandes organizações tem à disposição para fomentar uma cultura de colaboração e incremento do conhecimento de toda a organização.
Grandes empresas de tecnologia como a Salesforce que tem utilizado um modelo conhecido como SaaS (“Software as a Service” ou “Software como Serviço”) para entregar ainda mais valor aos seus usuários também tem investido bastante em redes colaborativas que permitam que o conhecimento pulverizado por toda uma organização possa ser compartilhado e difundido de uma maneira muito mais eficaz.
Neste novo e moderno modelo de aprendizagem, a preocupação não está mais no “gerenciamento” dos projetos de capacitação e sim na “facilitação” para o uso das ferramentas disponíveis para fazer que o conhecimento flua e se permeie por toda a organização de forma eficaz. Este processo de facilitação passa pela escolha das ferramentas corretas, dos recursos necessários e da liberação de uso das ferramentas (via computadores, notebooks, smartphones e tablets) a qualquer hora e em qualquer lugar.
A GlobalEnglish, empresa que tenho orgulho de atuar como Vendedor e Líder da sua operação no Brasil (que é a maior operação da empresa no mundo inteira) é pioneira absoluta na oferta deste modelo moderno de aprendizagem. Temos hoje soluções formais, informais e de prática cotidiana que permitem que as organizações possam oferecer soluções de Inglês de Negócios para todos os seus funcionários dentro de um binômio de alto impacto na produtividade e baixíssimo custo.
Eu e todos os meus amigos e amigas da GlobalEnglish estamos à disposição dos líderes da sua Empresa, para pensarmos e estruturarmos juntos um novo e inovador Projeto que privilegie a oferta em grande escala, baixo custo e elevado impacto na produtividade. Conte conosco!
Para conhecer melhor o modelo 70 / 20 / 10, eu recomendo que você assista o excelente vídeo do Charles Jennings, considerado um dos maiores experts do mundo neste conceito:
Se quiser aprofundar seu conhecimento sobre este tema fascinante, clique aqui para fazer o download de um “paper” sobre isso.
Um grande abraço,
José Ricardo Noronha – Vendedor, Diretor de Vendas e Líder da GlobalEnglish no Brasil e Palestrante