José Luis Cordeiro tem um título um tanto quanto interessante: futurologista. Este brilhante venezuelano é pesquisador no Projeto do Milênio da ONU e é professor na cada vez mais prestigiada Singularity University (Universidade da Singularidade), que é uma iniciativa da Nasa e do Google no Vale do Silício na Califórnia, região do mundo que concentra o maior número de empresas “disruptivas” e inovadoras do mundo como o próprio Google e outras gigantes como Facebook, HP e Oracle dentre tantas outras.
Em palestra recente aqui no Brasil e em entrevista publicada hoje no Estado de São Paulo, Cordeiro foi categórico ao compartilhar sua visão (fortemente amparada em inúmeros estudos) sobre o futuro: “Estamos vivendo tempos incríveis. Veremos mais mudanças nas próximas duas décadas do que nos últimos 2 mil anos. A tecnologia evolui muito rápido e trará um crescimento expressivo para este século. O mundo cresceu 400% no século 20, mas podemos crescer 4.000% no século 21”.
Estudioso que sou sobre o tema “Vendas”, tenho tido a incrível oportunidade de aprender e de compartilhar conhecimentos com algumas das maiores e melhores empresas do mundo. Em praticamente todas elas temos discutido o tempo todo sobre as cada vez mais aceleradas mudanças em todos os mercados, sobre o indesejável fenômeno da comoditização (caracterizado pela profusão de produtos e serviços cada vez mais similares) e sobre as ações necessárias para criar os tão fundamentais diferenciais competitivos que deem suporte às agressivas metas de vendas de todas as empresas.
E neste “exercício” sempre esbarramos na dificuldade cada vez maior de encontrar um diferencial competitivo que seja de fato único e valorizado pelos mercados que servimos e invariavelmente acabamos todos convencidos de que o real diferencial das empresas vencedoras estará cada vez mais fincado na capacidade intelectual e em um conjunto de atitudes de seus profissionais que verdadeiramente os tornem diferentes e valorizados diante dos mercados que ajudam e servem.
E disso tudo extraímos a crucial tarefa de governos e principalmente das empresas e dos próprios profissionais de investirem mais vigorosamente na capacitação e treinamento para conseguirem transformar positivamente suas empresas através da educação de alta qualidade, que é e sempre será a mola propulsora de transformação de pessoas, empresas e países. Se não fizermos isso, a chance de ficarmos para trás aumenta de forma exponencial.
Como tão bem nos ensinou o genial Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Portanto, mude o mais rápido que puder e se renda ao poder mágico e transformador da educação de alta qualidade. E aos mais resistentes à mudança, um aviso um tanto quanto duro: “prepare-se para ficar para trás!”, pois somente sobreviverá quem estiver pronto para viver 2.000 anos em 20!
Gostou deste artigo? Compartilhe-e com seus amigos, familiares, líderes e liderados!
Sucesso e boas vendas!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
Cursos e Palestras Memoráveis do Zé: www.paixaoporvendas.com.br
Redes Sociais: clique nos links abaixo para se conectar comigo nas principais redes sociais.
2 Comments
Parabens pelo artigo. Sucesso sempre. Abraço do amigo
Obrigado pelo carinho e confiança de sempre amigo Waldemar! Abs. Zé | http://www.paixaoporvendas.com.br