Dias atrás estive com o meu querido amigo e guru Robert Wong. Toda e qualquer interação com ele é uma verdadeira aula para a mente e para alma. Ser humano tri-cultural, como ele próprio se define, Wong é considerado um dos mais brilhantes e renomados headhunters (“caçadores de talentos”) do mundo e é o autor dos excelentes best-sellers “O sucesso está no equilíbrio” e “Super dicas para conseguir um ótimo emprego”.
Em nosso delicioso bate papo seguido de almoço, trocamos, como sempre fazemos, muitas impressões, ideias e sonhos em torno de um dos objetivos comuns que sempre nos conecta: o nosso genuíno interesse nas pessoas e o desejo mais que legítimo de ajudá-las a desenvolverem o seu grande potencial. Ambos acreditamos que pessoas felizes e realizadas trazem melhores resultados para si mesmas, para as suas empresas e também para a Sociedade!
Um dos principais pontos que discutimos foi o mundo em acelerada mudança que hoje vivemos. Mudanças que exigem de todos nós profissionais e em especial todos nós Vendedores Vencedores capacitação e treinamento constantes para que estejamos sempre atualizados e devidamente capacitados para atender às necessidades, expectativas e sonhos dos clientes e mercados que são por nós atendidos e que não por acaso estão cada vez mais exigentes face ao excesso de ofertas de produtos, serviços e ideias muito parecidas (o fenômeno da comoditização). Concordamos também que o mundo contemporâneo vive um período de valorização excessiva da “mudança”, sem que haja o pleno entendimento do que realmente esta “mudança” verdadeiramente significa.
Ouvimos o tempo todo que precisamos mudar. Mudar nosso jeito de pensar. Mudar as atitudes. Mudar os comportamentos. Enfim, somos bombardeados por mensagens vindas de todos os lados dizendo que precisamos “mudar”. No entanto, quando estudamos a etimologia da palavra mudar, entendemos que a palavra mudança vem do latim mutatio, de mutare que significa “mudar, trocar de lugar”.
E quanto continuamos nossa jornada de descoberta do significado das palavras, e navegamos em águas um pouco mais profundas para entender o significado de transformar, deparamos com “transformare” que se traduz em “fazer mudar de forma, de aspecto”.
E é exatamente sobre o “transformar” que quero aqui hoje falar com você, pois como o amigo Robert Wong penso que todos nós precisamos nos transformar o tempo todo. Transformar no sentido de ganhar uma nova competência. Transformar no sentido de conversão em alguém melhor. Por isso, o “transformar” tem uma amplitude muito maior que a mudança, e inclusive me atrevo a dizer que as grandes transformações são resultados de um grande número de pequenas mudanças que juntas promovem a nossa verdadeira transformação.
Como tão bem nos ensina o mestre Robert Wong, mudar representa uma nova forma de parecer ou agir e transformar representa uma nova forma de ser ou viver. E em vendas, não há como negar que passamos por mudanças o tempo todo. Mudanças de condições de mercado. Mudanças de comportamento dos nossos clientes. Mudanças de estratégia em nossas empresas. Mudanças de líderes. Mudanças de liderados. O nosso papel é entender quais são estas mudanças e como elas podem influenciar positivamente a nossa transformação constante, pois não basta mudar. O importante é se transformar!!
Um grande abraço do amigo vendedor que sonha em impactar e ajudar na transformação da vida de tanta gente!
José Ricardo Noronha
Contato para Palestras e Cursos Memoráveis: (11) 3434.6488