O dia de hoje foi singular. A caminho de uma reunião em São Bernardo do Campo logo de manhã fui parado por um Policial Rodoviário no Rodoanel que cordialmente me pediu os documentos do carro. Busquei todos os documentos possíveis e só daí fui perceber que tinha me esquecido de fazer o licenciamento do meu carro em 2012. Aargh!!!
Falha gritante no meu planejamento que resultou em um resultado péssimo e em um dia praticamente perdido! Resultado: carro guinchado, reuniões canceladas e um dia perdido em busca do carro apreendido!
Eis que surge o “Brasil que funciona” em uma sucessão de fatos:
Tecnologia que funciona! Os radares mais modernos tiram as fotos das placas e automaticamente a imagem com a informação sobre a velocidade do veículo, existência de débitos, ocorrências policiais e outras informações relevantes é imediatamente encaminhada ao policial na beira da estrada;
Ética e profissionalismo no exercício das atividades públicas! O Policial de forma muito cordial explica todo o processo que inclui a ida ao Poupa Tempo mais próximo para pagamento do licenciamento e emissão do documento, seguida da ida a um Posto Policial para se obter a liberação do veículo e por último a ida ao pátio do DER para a efetiva retirada do carro;
Poupa Tempo: um show de eficiência! Acreditem vocês: eu paguei a guia do licenciamento vencido no BB (com doze pontos de atendimento e doze caixas operando em ritmo alucinante) e emiti o novo documento do carro em menos de 20 minutos. Sim, 20 minutos mesmo;
Capitão da PM e Pátio do DER. Novamente um show de eficiência, cordialidade e atendimento!
Até aqui, é importante reforçar que tudo aconteceu da forma com que deve acontecer, pois eu estava errado e tenho de pagar pelo erro e seguir à risca o que diz a legislação. Simples assim!
No entanto, é triste entender que tudo isso só funciona de forma tão perfeita pois inclui um componente extra e tão desejado por quaisquer instâncias públicas: a possibilidade real de se levantar preciosos recursos extras como as salgadas multas em pouquíssimo tempo!
E daí vem a pergunta chave? Por que é que não dá para se ter um exemplo tão maravilhoso de eficiência e de capacidade de execução de serviço público nas áreas que não envolvem o pagamento extra de tributos, multas etc (entenda-se Educação, Transporte, Saúde e Saneamento Básico dentre tantos outros)? Por que? Por que? Por que?
Não faltam instrumentos, profissionais e muito menos recursos e competência para se fazer. O que falta é o desejo real de transformar nossos tributos em serviços decentes. O que falta é vergonha na cara e a decência destes abutres políticos que só pensam e agem para incrementar a eficácia e eficiência no recolhimento de impostos!
Sim, o Brasil que queremos é possível! Duro é fazê-lo acontecer com este bando de canalhas!
2 Comments
É realmente triste! A pergunta pertinente sem resposta eficaz. Indignação total!!!
Cara Ana Paula,
Sim, é muito triste. Mas penso que podemos agir de forma proativa para mudar isso tudo. Como? Nos envolvendo mais com as questões nacionais, estaduais e municipais e cobrando dos nossos dirigentes e representantes públicos uma postura de maior responsabilidade, coerência, ética e profissionalismo. E acima de tudo, podemos mudar isso ao investir em uma Educação de qualidades para nossos filhos e para a nossa comunidade.
Façamos isso todos juntos!
Abraços,
José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante e Professor Convidado dos Programas de Pós Graduação da FIA
http://www.josericardonoronha.com.br