Algumas habilidades ganharam muita importância no mundo jurídico recentemente. Nos últimos dias, eu e meu sócio Bruno Strunz tivemos a honra de liderar workshops intensivos em alguns importantes escritórios de advocacia aqui em São Paulo.
E, quanto mais compartilhamos conhecimentos e técnicas e aprendemos com os advogados das mais diversas áreas, mais temos a convicção de que, no mundo jurídico, assim como em outros tantos mercados, irão efetivamente brilhar e se destacar os profissionais detentores de uma boa combinação de competências técnico-funcionais (“hard skills”) com as habilidades sociocomportamentais (“soft skills”).
Por que? Porque, ao final do dia, aos olhos do cliente, os escritórios e profissionais de Direito são cada vez mais similares, exatamente por serem todos bons conhecedores de suas áreas de atuação e das respectivas habilidades e competências que são a elas correlatas.
Desta forma, o destaque se dará muito mais pela capacidade dos advogados de se comunicar bem, de negociar, de capturar os reais desafios dos clientes e o de saber defender e realçar suas propostas únicas de valor. Ou seja, sem um melhor domínio das “soft skills”, será cada vez mais difícil evitar a tão temida guerra de preços.
Desafios incríveis, não é mesmo?
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Autor:
José Ricardo Noronha
É vendedor, palestrante, professor, escritor, consultor e fundador da Paixão por Vendas. Tem como sonho e missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas, por meio do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de superação pessoal.
Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management). É professor nos Programas de MBA da FIA e do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI/SP.
Escreveu os livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”, que contam com a participação de experts como Gustavo Cerbasi, Robert Wong, Eugenio Mussak, Raul e James Hunter, entre outros. É considerado um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil.
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