Feliz da vida por poder contribuir para mais uma grande reportagem de capa da ótima Revista Gestão & Negócios com dicas sobre como aumentar as vendas ao lado de outros grandes especialistas desta área tão fascinante que é a de Vendas.
Compartilho abaixo a minha participação que destaca duas dicas muito legais mesmo para organizar uma grande reunião ou convenção de vendas e de como gerar confiança, algo tão fundamental em tempos de desconfiança generalizada. Curta, comente e compartilhe com seus amigos, líderes e liderados.
1. Promova Reuniões e Convenções de Vendas
As reuniões gerais e convenções de vendas têm como principal objetivo incrementar o repertório de técnicas, habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos de vendas dos profissionais. O problema é que ainda são poucas as empresas que conseguem fazer isso da forma mais eficaz. “Elas geralmente pecam por mirar excessivamente nas atividades de lazer e entretenimento e em palestras e cursos focados exclusivamente no aspecto motivacional”, afirma o consultor e palestrante José Ricardo Noronha, que complementa: “As convenções são, sim, fundamentais, mas também precisam estar ligadas a um propósito maior, de efetivamente trazer uma nova técnica ou um novo conhecimento que possa criar ou fortalecer um diferencial competitivo da empresa”.
Diante disso, as convenções devem seguir – entre outros – dois passos importantes: preparação e criatividade. “Na preparação, invista muitas horas para discutir e definir, com absoluta clareza, quais serão os objetivos estratégicos daquela reunião, quais serão os tópicos essenciais a serem cobertos ao longo da convenção, quem serão os parceiros convidados, quais são os conhecimentos-chave que você deseja que sua força de vendas leve para casa e quais serão os mecanismos utilizados para medir o impacto dos treinamentos“.
Já no campo da criatividade, aposte em uma programação diferenciada. Noronha sugere, por exemplo, que sejam selecionados os profissionais com melhor desempenho. Eles podem compartilhar suas histórias e melhores práticas com os colegas. “Isso ajuda a criar um círculo virtuoso, no qual os campeões de vendas se sentem valorizados e os demais profissionais ainda mais estimulados para, na próxima reunião de vendas, também participarem desses painéis, compartilhando suas próprias histórias”.
2. Gere e Conquiste Confiança
Para conseguir conquistar uma equipe de vendas, a relação deve ser pautada na confiança de mão dupla: funcionários sabem que o gerente é confiável e íntegro, e o líder sabe que vai ser correspondido com dedicação e empenho. Segundo José Ricardo Noronha, “é preciso fomentar na empresa uma cultura de feedback constante entre líderes e liderados, para que todos estejam o tempo todo ajudando uns aos outros a melhorar suas respectivas performances”.
Vale ainda monitorar o clima organizacional através de pesquisas constantes que vão permitir que você conheça melhor o perfil, as virtudes e as áreas de melhoria de todos os seus líderes e profissionais de vendas.
Dica de Ouro: “premie os melhores, treine os medianos e demita os profissionais de baixa performance“, indica. “Por fim, valorize seu vendedor. Ofereça treinamento constante, incentive-os a estudarem mais, dê grande visibilidade aos grandes feitos dos seus profissionais de vendas e, acima de tudo, faça-os sentirem-se o tempo todo realmente especiais, como verdadeiramente o são”.
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br
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2 Comments
Amigo Zé Ricardo. Bom dia e parabens pelo SUCESSO!!!!!!!!!!!!!.Abraço amigo.
Obrigado amigo Waldemar! Sucesso para vc e ótimas vendas! Abs. Zé | http://www.paixaoporvendas.com.br