Hoje foi um dia iluminado para mim, minha família e para as famílias do meu grupo do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia Bom Pastor de Alphaville. Fomos visitar a Casa do Idoso Maria da Glória Moraes em Santana de Parnaíba, cidade que com tanto carinho e amor nos recebeu há 8 anos. A visita foi realmente uma grande benção! Lá aprendemos um pouco mais sobre o verdadeiro significado da compaixão e do amor verdadeiro ao próximo, pois os funcionários que lá trabalham cumprem uma missão social (e de vida!) maravilhosa que é a de cuidar de pessoas idosas em situações de risco ou sem vínculos familiares.
Foi lá que conhecemos o Sr. Francisco, um espanhol de 85 anos que reside no Brasil há 60 anos. Chegou aqui fugindo da Guerra da Espanha. Foram 18 dias de viagem de navio para chegar à terra pela qual ele se apaixonou. Defensor fervoroso do Brasil e dono de uma sólida crença de que este país abençoado irá ser transformar na maior potência do mundo (nas palavras dele: “pena que temos tantos políticos ruins“), o Sr. Francisco teve uma vida agitada marcada por vários empreendimentos e muitos amores. No entanto, ele não constituiu família por estas bandas tupiniquins e hoje ressente a falta de ter encontrado uma “companheira” para construir uma história de vida ainda mais plena e repleta de amor verdadeiro. Disso, ele nos deu uma importante lição: “o homem sem uma mulher a seu lado não é nada“.
O Sr. Francisco ainda se acostuma à vida na Casa do Idoso, pois a grande maioria dos senhores e senhoras que ali residem não tem mais a vivacidade e a incrível força de vontade de continuar trabalhando (“se paramos de trabalhar, a vida perde sentido“, segundo ele) e produzindo. Sim, você leu corretamente! O Sr. Francisco cuidava de uma chácara aqui em Santana de Parnaíba até 4 meses atrás e para se acostumar à nova vida, decidiu colocar à disposição de todos os outros idosos e maravilhosos profissionais que os assistem os seus dons de jardineiro e pequeno agricultor. É ele quem cuida dos jardins e quem plantou os primeiros pés de feijão nesta Casa do Idoso, que é merecedora dos maiores elogios pelo esmero no tratamento e pelo carinho a todos os idosos que lá residem. Parabéns à Prefeitura de Santana de Parnaíba!
Leitor voraz que é o Sr. Francisco sabe conversar com incrível propriedade sobre os mais diversos assuntos. Sabe que sua Espanha não vive um bom momento (“a Espanha está muito mal“), que a Coréia do Norte é “perigosa” e que os EUA tentam reativar sua economia. Me disse também que ficou mais de 20 anos sem assistir TV na chácara que trabalhava como caseiro e que prefere mil vezes uma boa leitura. Ofereci a ele levar algumas revistas. Oferta prontamente aceita com apenas uma ressalva: “gosto de ler de tudo, mas por favor não traga estas revistas com as meninas sem roupa. Não acho legal e não tenho mais idade para isso“. Ele também ficou muito feliz quando lhe dei o meu livro.
O Sr. Francisco é um excepcional contador de histórias e todos nós nos apaixonamos por ele. Quem quiser conhecê-lo e ouvir histórias realmente fascinantes, vale visitar a Casa do Idoso Maria da Glória Moraes aqui em Santana de Parnaíba. É certeza de um dia ou uma tarde inesquecível com conselhos maravilhosos de alguém que viveu uma vida digna cheia de acertos e erros e que hoje compartilha seus ensinamentos tão cândida e graciosamente com os poucos visitantes que lá vão aprender um pouco mais sobre vida e respeito aos idosos.
Sr. Francisco: obrigado por compartilhar conosco tantas histórias e ensinamentos! Que Deus continue o iluminando em tudo e que a próxima primavera seja ainda mais generosa para suas flores e plantações!!!
2 Comments
Oi Zé Ricardo
Vc sempre surpreende com histórias de grandes ensinamentos.
Me encanta tua disposição.
Vc sempre em busca de conhecimentos. De aprendizado.
Isso é muito legal.
Obrigado meu caro “CAIPIRA”
EDMUNDO
LOGO NOS VEREMOS .
Querido Sr. Edmundo,
Obrigado pelo seu carinhoso comentário!
Estaremos juntos muito em breve lá na Palestra do CRECI. Boas vendas para o Sr.!!
Abraços do amigo caipira,
José Ricardo Noronha