A educação pode transformar a história de um país e gerar inúmeras oportunidades. Nestes tempos de mudanças disruptivas e até alarmantes em torno da Revolução Industrial 4.0, a edição especial da revista Exame, de maio de 2018, nos brinda com uma excelente e inspiradora reportagem. A matéria mostra o impressionante crescimento da Irlanda ao longo das últimas décadas. Dá ênfase à importância fundamental no investimento vigoroso e consciente em seus cidadãos e do empreendedorismo local.
Crescimento que se baseia em alguns dos pilares mais essenciais à construção de carreiras, empresas e nações de grande sucesso. E certamente o pilar mais importante dentre os muitos que foram abordados na reportagem e que será o tema central deste artigo é a Educação.
E quando falo em Educação, falo principalmente na Educação que privilegia a qualidade em detrimento à quantidade. Muito embora o Brasil tenha evoluído no quesito “quantidade”, não se pôde perceber o real impacto disso no aumento da produtividade do trabalhador médio brasileiro.
Mas voltemos à Irlanda! De um país que já foi considerado o mais pobre da Europa, a Irlanda é hoje apelidada de “Tigre Celta” (uma clara referência aos Tigres Asiáticos). Se em 1960, apenas 2% dos estudantes cursavam o ensino superior. Hoje já são 50% os alunos que frequentam as faculdades e universidades.
Se antes a Irlanda tinha um PIB não condizente com seus vizinhos europeus, hoje já tem o 2º maior PIB per capita da União Europeia. Atualmente são US$ 69,900 dólares, que correspondem a sete vezes o PIB do Brasil. Em 1970, o PIB irlandês per capita era de pouco mais de 10,000 dólares. Se antes a Irlanda era um país agrário, hoje já está na liderança do ranking dos países europeus com PMEs que mais inovam.
E qual é a mola propulsora por trás deste impressionante crescimento irlandês em um período historicamente tão curto (menos de 5 décadas)? A resposta é o investimento governamental em Educação de qualidade. Que certamente está bem acima das muitas vezes falsas ideologias político-partidárias de direita, esquerda ou centrista.
Educação que privilegia a inovação, o empreendedorismo, a tomada de riscos, o acesso mais facilitado e justo ao crédito e à difusão facilitada do conhecimento entre universidades, empresários e todos os demais agentes da sociedade civil.
Que a Irlanda sirva de exemplo aos nossos homens públicos. Que a despeito da profusão de escândalos em torno de políticos de todos os matizes têm mantido à risca o mesmo discurso populista de sempre.
E que a Irlanda inspire nossas empresas e líderes corporativos. Para que invistam de forma ainda mais vigorosa no ativo mais precioso que temos: nosso conhecimento. Mesmo nestes tempos em que tanto se fala em Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, etc.
Profissionais bem qualificados e bem treinados fazem mais com menos. Isso é aumento da produtividade. Profissionais que têm acesso às melhores práticas educacionais têm maior propensão a inovar e empreender. Temos então inovação e empreendedorismo. Profissionais que se mantêm proativos na busca de mais conhecimento se tornam bem menos propensos a ter suas funções dizimadas pela tecnologia. Aqui está a empregabilidade.
Que todos estes pilares (Educação, Produtividade, Inovação, Empreendedorismo e Intraempreendorismo e Empregabilidade) façam parte não apenas das agendas dos nossos homens públicos. Sejamos sinceros que é difícil acreditar nisso. Mas, principalmente das estratégias das nossas empresas e acima de tudo das nossas próprias estratégias pessoais. Para que, assim, consigamos nos destacar nestes tempos de tão aceleradas mudanças e de incríveis oportunidades às pessoas bem preparadas!
Viva a Educação!
Ficarei muito feliz com suas contribuições, comentários e pontos de vista sobre este tema tão importante para nós!
Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Twitter | Instagram | YouTube
Cadastre-se para receber materiais grátis em seu e-mail: www.josericardonoronha.com.br
Conheça as soluções que oferecemos na consultoria: Paixão por Vendas
E-mail da minha equipe comercial: vendas@paixaoporvendas.com.br
Confira nossa incrível solução em EAD: Universidade das Vendas