Nunca se faltou tanto em empreendedorismo no Brasil. Dados do Sebrae e da Endeavor comprovam que, ano a ano, só aumenta o número de pessoas que desejam empreender. E quando se fala no assunto, basicamente são dois os caminhos: o empreendedorismo por necessidade e o empreendedorismo por oportunidade.
Especialmente nestes tempos pós-crise, vimos crescer de forma incrivelmente acelerada o número de empreendedores por necessidade. Estes são os que, que diante da falta de perspectivas profissionais, não conseguiram mais se recolocar e acabaram recorrendo à economia informal. Enquadram-se aqui uma série de micro e pequenos empreendedores, que decidiram abrir pequenos negócios.
Do outro lado, vimos emergir um outro enorme grupo de empreendedores. Estes enxergam importantes oportunidades e problemas que podem ser resolvidos pelos produtos, serviços e soluções que foram por ele criados. E, claro, que podem de uma forma ou de outra impactar positivamente a vida e os negócios de muita gente. É exatamente nesta categoria que estão, por exemplos, as milhares de “startups” que surgem em uma velocidade incontrolável. Tratam-se de empresas que podem (e acredito que efetivamente vão!) transformar positivamente o mundo dos negócios e a nossa sociedade como um todo.
Agora vai aqui um relato pessoal: eu já estive dos dois lados! Já empreendi por necessidade e também por oportunidade! Primeiro quando estava quebrando e, diante da absoluta falta de perspectivas profissionais, me vi praticamente forçado a me lançar em uma nova carreira como representante comercial de softwares de Inglês. E frise-se que nunca tinha vendido nada na vida!
E, mais recentemente, empreendi por oportunidade. Fiz isso quando percebi que o mercado tinha uma importante lacuna a ser preenchida em relação ao mundo do treinamento profissional de vendas consultivas.
Destas duas importantes passagens em minha vida, pude extrair lições importantes que penso serão muito úteis também em sua jornada empreendedora. A cada uma delas eu acrescentei uma dica de leitura:
1. Empreendendo por necessidade ou oportunidade, esteja preparado para ralar muito e repensar e remodelar seu negócio o tempo todo.
De forma bastante direta e objetiva: não acredite que, ao empreender, você vai trabalhar menos! Muito pelo contrário! Você irá trabalhar muitas vezes o dobro do que já trabalhava quando era funcionário de uma empresa e terá uma dor de cabeça infinitamente maior exatamente, em virtude da elevadíssima responsabilidade que o empreendedor carrega em seus ombros.
Outro ponto fundamental em sua jornada: busque o tempo todo repensar e remodelar seu negócio para que ele tenha reais possibilidades de escalar (crescer de forma vigorosa e sustentável).
Dica de leitura: Empresas feitas para vencer – Jim Collins – Editora HSM.
2. Qualifique-se o tempo todo.
A despeito da sua área de atuação, o nível de competitividade nos mais variados negócios será cada vez maior. Isso fará com que a sustentação de um negócio em torno de um ou mais diferenciais competitivos fique cada vez mais difícil.
Exatamente por isso, invista no fator humano seu e dos seus profissionais, pois, ao final do dia, será este o elemento mais importante de criação de um negócio sustentável e alinhado às expectativas, necessidades e problemas enfrentados pelos seus clientes e públicos alvo.
Estude incansavelmente e busque aplicar estes novos conhecimentos na gestão do seu negócio o quão mais rápido puder. Aliás, fica um relato pessoal: eu estudo feito louco. E, quanto mais estudo e pratico, mais pronto e inspirado eu me sinto para ajudar e servir milhões de pessoas.
Enfim, não acredite no seu talento, mas sim na sua capacidade de aprender e de expandir a sua mentalidade.
Dica de leitura: Mindset – A nova psicologia do sucesso – Carol Dweck – Editora Objetiva.
3. Busque o tempo todo alinhar o seu negócio ao seu propósito de vida.
Por mais intangível que isso possa parecer, nunca foi tão fundamental quanto agora trabalhar com algo que verdadeiramente nos desperte uma paixão e com algo que efetivamente consigamos nos destacar da multidão.
Aliás, sugiro aqui fortemente que você se questione se o seu negócio realmente lhe toca o coração e a alma. Sem paixão visceral pelo que faz, pouca gente suporta a exaustiva carga de trabalho de tocar um empreendimento.
Avalie se você realmente pode brilhar em sua área de atuação. Este questionamento é se você pode ser o melhor em sua área de atuação.
E questione se o mercado vê real valor naquilo que sua empresa produz, seja um produto, serviço ou solução.
Este exercício é absolutamente crucial para construir um negócio de grande sucesso.
Dica de leitura: Propósito – Joey Reiman – Editora HSM.
Espero que as três dicas acima lhe sejam inspiradoras e, acima de tudo, úteis!
Compartilhe logo abaixo também outras dicas que considera fundamentais para quem, como nós, é empreendedor ou deseja empreender!
“Empreender é fazer o grande sonho da sua vida acontecer. E quão maior for o seu sonho, mais trabalho terá pela frente e muito mais saboroso será o gosto da sua vitória. Sonhe! Realize!”
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