Em praticamente todas as empresas que tenho a honra de ajudar e servir no Brasil inteiro, os líderes e profissionais de vendas têm compartilhado comigo que um dos maiores desafios para incrementar a produtividade e a performance de vendas é o da gestão do tempo.
Sim, o tempo continua sendo o principal “vilão” no nosso atribulado e cada vez mais desafiador cotidiano na área de vendas.
No entanto, como eu sempre faço questão de provocar em meus treinamentos, workshops, palestras e aulas de MBA, o problema de não termos tempo para isso ou aquilo é absolutamente nosso e não pode ser atribuído a qualquer outra pessoa que seja e em especial destaque atribuído ao cliente que tem por tantas vezes se deparado com profissionais mal preparados exatamente por não terem investido seu precioso tempo para se prepararem melhor para darem um verdadeiro “show”.
Vivemos um tempo de aceleradíssimas mudanças no nosso fascinante mundo das vendas. Os clientes estão cada vez mais exigentes, bem informados e repletos de bons produtos e serviços à sua disposição. E estes mesmos clientes e prospects têm demandado um nível de prestação de serviços incrivelmente superior ao que era oferecido em outros tempos.
E este nível de exigência necessariamente passa pela crescente necessidade de alocarmos um tempo de maior qualidade às mais cruciais atividades que fazem parte do cotidiano de vendas.
Desta forma, se você tem reclamado sempre que anda “sem tempo”, o problema é seu e não do seu cliente que espera de você e da sua empresa um atendimento realmente espetacular que só se faz possível com o cada vez mais raro “tempo” de qualidade!
Tempo para prospectar. Tempo para visitar novos clientes. Tempo para se dedicar aos clientes já existentes. Tempo para revisitar os clientes perdidos. Tempo para se capacitar. Tempo para ler e enviar e-mails. Tempo para resolver urgências. Tempo para se relacionar.
Enfim, inúmeras são as tarefas que fazem parte do profissional “campeão de vendas” que muitas vezes não tem mais conseguido se dedicar a tarefas tão cruciais e que uma vez negligenciadas têm impacto direto na baixa produtividade e em níveis medíocres de performance de vendas.
E daí você que tanto me prestigia com seu carinho e confiança, pode me perguntar: Faz muito sentido tudo isso Zé! Mas como é que eu faço para incrementar a minha produtividade e ter uma melhor gestão do tempo, hein?
De forma bastante simples, resumida e direta: faça melhores escolhas!
Não quero e nem posso ser simplista, mas a questão relacionada à melhor gestão do tempo está umbilicalmente ligada à nossa competência ou à nossa incompetência na gestão do tempo! Quer alguns exemplos práticos? Vamos lá!
Portanto, produtividade é fazer mais com menos o que só se consegue com uma melhor gestão do tempo. E uma boa gestão do tempo passa necessariamente por uma série de pequenas e grandes escolhas que fazemos diariamente.
Quão mais certeiro e certeira e disciplinado e disciplinada você for em suas escolhas, maior será a sua produtividade! Simples assim!
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Um grande abraço e ótimas vendas!
José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br