Zé Entrevista

Zé e James Hunter

Zé Entrevista James Hunter, autor do best-seller “O Monge e o Executivo”

Felicidade, Gratidão e Honra! Devo-lhe confessar que é difícil traduzir os sentimentos de enorme Felicidade por trazer até você os ensinamentos do maior especialista em Liderança Servidora do mundo. De gratidão às pessoas que transformaram mais este sonho em realidade (um abraço mais do que especial ao amigo Sérgio Braga) e a Deus que tem me iluminado o tempo todo. E de honra por aprender um pouco mais com este Líder Servidor sensacional que é o James Hunter.

Aliás, se você já leu já meu livro “Vendedores Vencedores”, leu meus artigos, assistiu minhas palestras, cursos e workshops já sabe da minha gigantesca admiração por James Hunter e da ligação umbilical que vejo entre a nobre arte de vender com a deliciosa missão de servir. Como sempre digo: “Vender é Ajudar! Vender é Servir!”. E não por acaso, quem mais ajuda e serve, mais sucesso tem!

Com mais de 4 milhões de cópias vendidas apenas no Brasil do seu super aclamado “O Monge e o Executivo”, James Hunter é o meu mais novo entrevistado. Uma entrevista recheada de dicas e ensinamentos que provocam a reflexão sobre o nosso modo de agir e sobre as habilidades e atitudes que forjam os grandes líderes e os grandes profissionais de vendas. Leia, curta e compartilhe esta entrevista com todos os seus amigos, pois é assim com o espírito verdadeiramente interessado em ajudar o outro que conseguimos todos juntos construir o tão sonhado “Sucesso”. Boa leitura!

José Ricardo Noronha: Como o maior “evangelista” do conceito de Liderança Servidora no mundo inteiro, quais são as ideias e táticas que você pode recomendar para todos nós profissionais de vendas para incluir a Liderança Servidora como a bússola mestra em nossas atividades diárias?

James Hunter: A natureza dos negócios e das vendas é pessoas. Por quê? Porque sem pessoas não há negócios. E pessoas são seres relacionais. Relações saudáveis produzem bons negócios e relações ruins produzem maus resultados. Portanto, negócios saudáveis são resultado de relações saudáveis com todas as partes interessadas no negócio: clientes, funcionários, acionistas, fornecedores etc. E você só constrói relações saudáveis com as pessoas  por meio da plena identificação e satisfação das suas necessidades mais legítimas. Os profissionais de vendas mais bem sucedidos entendem intuitivamente este princípio básico de negócios.

José Ricardo Noronha: Para mim especialmente, Vender é Servir e Ajudar Pessoas a fazer seus sonhos possíveis e também para ajudá-los na resolução de seus problemas. Você concorda com este conceito? E como podemos manter estes princípios sempre vivos mesmo sob a enorme pressão que trabalhamos todos os dias?

James Hunter: Sim! Liderança servidora é dedicar tempo e esforço para identificar e satisfazer as necessidades legítimas das suas pessoas. Quando você faz isso, você necessariamente vai construir relacionamentos sólidos e saudáveis. Assim, a minha recomendação para os profissionais de vendas é servir seus clientes. Identifique e satisfaça as suas necessidades e faça disso o seu bem maior. Se você fizer essas coisas, você será bem sucedido(a).

José Ricardo Noronha: Todas as empresas estão sendo afetadas pelo que chamo de “efeitos da comoditização”. Sob esta nova realidade, quais são suas ideias e pensamentos sobre diferenciação especialmente usando os princípios da Liderança Servidora como a mudança decisiva (“game changer”) em um panorama tão competitivo?

James Hunter: É verdade que todas as indústrias estão sendo afetadas pelos efeitos da comoditização. Assim, o que vai  diferenciar seu negócio dos demais? O que irá diferenciar você pessoalmente de outros profissionais de vendas? A resposta, claro, é ser uma empresa (ou profissional de vendas) que é genuinamente preocupado em satisfazer as necessidades dos seus clientes mais do que qualquer outra coisa. Uma vez que você já tenha se diferenciado, o dinheiro será uma consequência. Você cuida dos seus clientes e os seus clientes cuidarão de você!

José Ricardo Noronha: Quais são as habilidades, atitudes e comportamentos chave dos grandes Líderes e dos grandes Profissionais de Vendas?

James Hunter: A habilidade essencial é ter um caráter sólido e fortes habilidades de construção de relacionamento. Uma pessoa de caráter é uma pessoa que é honesta, gentil, paciente, que se preocupa com seus clientes e é comprometida com a excelência. O caráter é um comportamento aprendido e que precisa ser praticado o tempo todo. Transformar-se em um melhor líder ou profissional de vendas é exatamente análogo a se tornar um atleta ou músico de ponta. Você não se torna um melhor atleta lendo livros. Você não irá aprender a tocar piano assistindo apresentações de PowerPoint. O mesmo se aplica a se tornar um grande Líder ou um excelente Profissional de Vendas. Você precisa praticar as disciplinas da Liderança Servidora e do Caráter o tempo todo.

José Ricardo Noronha: Amor e Paixão! Como podemos incluir estes elementos maravilhosos em nossas Equipes de Vendas?

James Hunter: Eu escrevo muito sobre o amor e paixão em meus livros! Os grandes líderes servidores que eu conheço amam as pessoas, bem como são apaixonados pelo que fazem. Eles amam o que fazem e ajudam as pessoas a ter um compromisso apaixonado com a excelência e com a melhoria contínua.

José Ricardo Noronha: Quais são os melhores livros e cursos que você recomenda para expandirmos o nosso conhecimento e repertório sobre Liderança Servidora, com especial ênfase a nós Profissionais de Vendas?

James Hunter: Correndo o risco de soar egoísta, eu certamente recomendaria meus dois livros sobre Liderança Servidora (“O Monge e o Executivo” e “Como se tornar um Líder Servidor”, ambos editados no Brasil pela Editora Sextante). Eu também recomendo o livro de Jim Collins, Good to Great (Empresas feitas para vencer, publicado em sua mais recente edição pela HSM Editora). Este livro fornece a evidência empírica para a Liderança Servidora e deve ser lido por qualquer pessoa em uma posição de liderança.

José Ricardo Noronha: Você pode por favor compartilhar uma última recomendação para que possamos fazer a diferença positiva no mundo ao aplicar os seus incríveis conceitos de Liderança Servidora em nossas vendas e vidas?

James Hunter: Acabei de terminar o meu 3 º (terceiro) livro sobre Liderança servidora, que em breve será publicado no Brasil. A essência do livro é que excelentes organizações (incluindo as famílias) possuem duas coisas: uma grande liderança e uma grande cultura. E essas coisas não acontecem por acaso. Os melhores líderes servidores que eu conheço trabalham muito duro para tornar-se melhores líderes e construir a melhor cultura possível para as pessoas que eles lideram e cuidam.

Gostou desta Entrevista? Compartilhe-a com seus amigos e familiares com o legítimo desejo de ajudá-los!

Um grande abraço,

José Ricardo Noronha

O Monge e o Executivo

 

Zé Entrevista: Robert Wong, o maior headhunter brasileiro de todos os tempos

Sonhar é fundamental! E todos nós sonhamos em ter muito sucesso em vendas, na vida e em nossas carreiras. E ninguém melhor para nos ajudar a alimentar nossos sonhos que um dos maiores headhunters (caçadores de talentos) do mundo para nos auxiliar na deliciosa missão de buscarmos o aprimoramento contínuo que nos permita não apenas sonhar, mas principalmente realizar cada um dos nossos sonhos no cada vez mais exigente mundo profissional que hoje vivemos.

E para inaugurar a mais nova seção deste Blog / Site, é com enorme honra que eu trago uma breve entrevista com Robert Wong. Para quem ainda não o conhece o Robert, ele é, em suas próprias e sempre sábias palavras, um ser humano – tricultural – que esteve Presidente da Korn Ferry para o Brasil e América Latina, uma das maiores empresas do mundo em recrutamento e seleção de altos executivos. Foi considerado pela prestigiada Revista The Economist um dos 200 mais destacados headhunters do mundo por seu genuíno interesse nas pessoas e seu talento de descobrir qualificações, às vezes até desconhecidas pelo próprio candidato. Atualmente, Robert Wong está CEO da Robert Wong Consultoria. Robert é um ser humano tricultural: cidadão brasileiro de origem chinesa, fluente em inglês, português e chinês. É autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” que está em sua 14ª Edição e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego”; é reconhecido como um dos palestrantes mais influentes e destacados no mercado. E acima de tudo isso, ele é grande amigo meu, prefaciador do meu livro Vendedores Vencedores e um dos meus maiores e mais importantes gurus!!

Robert, meu querido, que honra iniciar esta nova seção de Entrevistas do meu site com você, que tanto nos inspira e ajuda. Obrigado de coração amigo!

Querido Noronha, muito agradecido pelas suas carinhosas palavras! Espero poder ajudar os milhares de profissionais que o acompanham e o prestigiam.

Para você, quais são as principais características dos profissionais campeões e dos líderes de vendas?

São 3 os principais elementos que forjam os profissionais de grande sucesso:

  1. Atitude. Tem que ter atitude! E Atitude é o fator interno, que não é “ensinável” e é diferente de Comportamento. São fatores como pro-atividade, positividade, genuíno interesse nas pessoas e no negócio, e a busca pela excelência. Nossa atitude determina nossa maneira como encaramos a vida e nossos relacionamentos com as pessoas, é a principal diferença entre o fracasso e o sucesso, e pode transformar nossos problemas em oportunidades … e por isso mesmo é tão essencial em tudo o que fazemos..
  2. Competências. Diferentemente das atitudes que não podem ser ensinadas, as competências podem ser ensinadas e aprimoradas ao longo da vida. Aprender uma nova habilidade, aperfeiçoar nossa comunicação, ouvir atentamente, ter mais foco no que está fazendo, tratar as pessoas como gostaria de ser tratado e fortalecer nossa obstinação para transformar cada sonho em realidade são competências essenciais dos profissionais de grande sucesso.
  3. Sadia insatisfação. Falo aqui do “Vendi e atingi minhas metas. Mas, dá para fazer melhor?”. Eu mesmo progredi gradativamente em minha carreira porque sempre quis fazer melhor. É o que chamo do “Efeito WOW” que é além de buscar fazer o melhor, surpreender sempre o cliente. E os melhores vendedores e profissionais que conheço sempre sabem surpreender seus clientes! E para que isso aconteça, é preciso ter sempre acesa aquela chama que nos leva a patamares cada vez maiores. Gosto daquela celebre frase em inglês que diz: “There is a better way … every day!”

Quais são suas dicas para que possamos nos manter em constante atualização e capacitação?

Tudo começa com a Atitude! Precisa ter aquela eterna curiosidade de si próprio e sobre o outro, pois especialmente em vendas é importante que a pessoa sempre pense “Wow, este cara falou isso para mim!  Aprendi mais uma!

Outra dica muito importante é praticar, praticar e praticar. Vamos pegar aqui os exemplos do tenista Rafael Nadal e do ex-jogador Oscar Schmidt. Eles se tornaram os melhores única e exclusivamente em virtude dos seus talentos natos? Claro que não. Eles treinaram e praticaram muito e de forma incansável. Ou como tão bem nos ensina o Oscar: “Eu não tenho a mão santa, eu tenho a mão treinada!“.

Outra dica muito legal é observar sempre os vencedores e aprender com os campeões. Eu criei uma expressão que diz: “Seja uma criança no que você faz e um adulto em como você o faz“. Quero dizer aqui que é ideal agir sempre com a curiosidade, imaginação, destemor, irreverência, energia e entusiasmo de uma criança e com a objetividade, foco, planejamento e racionalidade de um adulto. Pegue o melhor dos dois mundos.  É a combinação vencedora!

E Robert, como conseguir o tão sonhado equilíbrio (Robert é autor do sensacional best-seller “O Sucesso Está no Equilíbrio”)?

Trata-se de um tripé do equilíbrio onde se deve dividir o dia, que tem 24 horas, em 3 partes:

  • 8 horas dedicadas ao trabalho. E digo trabalho mesmo! Trabalho sem enrolação e sem tempo gasto à toa com redes sociais, fofocas, papos e reuniões sem propósito, etc. Aliás, sempre digo que com 8 horas bem trabalhadas, você consegue sim fazer tudo o que precisa e de forma bem feita.
  • 8 horas dedicadas ao descanso para se recuperar da labuta diária e acumular a energia para o novo dia.
  • E 8 horas para você mesmo! Aqui entram o lazer, a leitura, o aprendizado, o tão importante tempo com a família, os hobbies, o serviço comunitário, a alimentação, o tempo com os amigos e um tempo para cuidar de si mesmo, do corpo, mente e alma.

Fazendo isto, você vai ter mais equilíbrio e melhores resultados, pois não vai “roubar” horas do descanso ou as horas para si, pelo simples fato que você teve que “trabalhar” mais do que as 8 horas alocadas ao trabalho.

E para terminar, por favor compartilhe com todos nós mais uma “Dica de Ouro” para o tão sonhado sucesso em vendas e na vida:

Não faça só o que você gosta, mas sim goste do que você está fazendo!” Esta é a atitude vencedora que vai fazer uma profunda diferença em sua vida.  Garanto!

Robert, mais uma vez eu lhe agradeço de coração pela sua ajuda a todos nós!

Espero que tenha gostado desta entrevista que inaugura a mais nova seção deste Blog / Site, onde irei sempre trazer as dicas e ensinamentos de grandes vendedores e líderes que tanto tem para nos ensinar. Fique à vontade para me sugerir tópicos a serem abordados aqui nesta Seção.

Um grande abraço do seu amigo vendedor,

José Ricardo Noronha

Robert Wong Entrevista

Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelo telefone (11) 3434.6488  ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra ou Curso Memorável de Vendas em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus “fãs”.

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